quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

PF faz operação contra fraude milionária na venda de próteses para hospitais do Ceará

0
Investigados teriam recebido cerca de R$ 1,8 milhão em vantagens indevidas
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (14)  uma nova operação em Fortaleza, batizada de “Fratura Exposta”.  O objetivo de combater foi  desarticular um esquema de corrupção que envolveria médicos ortopedistas vinculados funcionalmente às unidades hospitalares da rede SUS.   A associação criminosa seria composta por médicos responsáveis pela requisição de produtos fornecidos por empresa importadora de material  médico-cirúrgico em troca de comissões indevidas,

A fraude estaria onerando os pagamentos dos procedimentos cirúrgicos feitos pelo SUS  nos seguintes hospitais: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF)  e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), além da  Organização Social Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), entidade contratada pelo estado do Ceará para o gerenciamento do Hospital Regional do Cariri.

Cerca de 80 policiais federais cumprem dois mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão e de  sequestro de bens de 14 envolvidos, todos expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal no Ceará.

Milhões

De acordo com a investigação, que  teve inicio em 2016 a partir de notícia-crime direcionada à Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, a fraude compreende procedimentos cirúrgicos realizados entre os anos de 2013 e 2018.  Em Nota, a PF ressalta que: “Segundo o apurado até o momento, somente entre os anos de 2013 e 2016 os investigados teriam recebido cerca de 1,8 milhões de reais em vantagens indevidas”.
Os envolvidos no golpe, cujos nomes não foram revelados pela PF,  poderão responder pelos crimes de associação criminosa e corrupção ativa e passiva, cujas penas variam de dois a 12 anos, de acordo com o grau de participação de cada um.

Com informações da PF-CE
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design