quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Açude que abastece Taperuaba, será recuperado em plano de ação do governo federal

0
O Governo Federal apresentou nesta quarta (06), planos de ações para recuperar 139 barragens em todo o país, sendo 31 no Ceará. Entre estas, está o açude Edson Queiroz, que abastece o município de Santa Quitéria.

Segundo o Relatório de Segurança de Barragens do ano de 2017, elaborado pela  Agência Nacional de Águas e obtido com exclusividade pelo A Voz de Santa Quitéria, o açude Serrote era um dos 19 que apresentavam situação de médio risco e que exigia atenção por parte da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

Em agosto de 2015, o portal denunciou a falta de manutenção no local, como o desgaste na parede da barragem, com buracos e erosões que ameaçam a travessia das pessoas. Quase quatro anos depois, a situação só piorou, segundo moradores ouvidos pela reportagem, com o matagal tomando de conta e equipamentos sem funcionar por não haver assistência.


O Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil. "Estamos agindo para que os cuidados com barragens no País sejam concretos. A segurança da população é uma prioridade em quaisquer circunstâncias", destacou o ministro Gustavo Canuto.
O recurso inicial disponível para todas as obras é de R$ 50 milhões, segundo informou o ministro.


A Voz de Santa Quitéria
Publicidade 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design