quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Ciro encontra Marina e costura frente de 'oposição programática' a Bolsonaro

0
Passado o período de recolhimento após a derrota nas urnas, os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) deram o primeiro passo nesta quarta-feira (7), numa conversa em Brasília, para a formação de uma frente de centro-esquerda no Congresso. O bloco partidário, além de consolidar a ruptura dessas legendas de esquerda com o PT, marcaria o início de uma “oposição programática” ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro .

Iniciado pela cúpula pedetista no fim do primeiro turno, o processo de distanciamento do petismo tem o objetivo de abrir caminho à candidatura de Ciro ao Planalto em 2022. Ao relatar a conversa que teve com Marina, Ciro fez questão, no entanto, de dizer que os dois não trataram de projeto eleitoral, mas sim de uma agenda comum de oposição pontual a Bolsonaro, sem a desconfiança de que o novo governo represente uma ameaça à democracia.

— Eu e Marina somos muito amigos e partilhamos de algumas preocupações. Fui propor a ela uma rotina de diálogo. Precisamos criar uma frente não oportunista de guarda dos interesses da institucionalidade democrática, porque o PT introduziu uma retórica de que a democracia brasileira estava em risco. Nós não vemos assim até o presente momento — disse Ciro.

Segundo ele, a intenção do futuro bloco é reconhecer a legitimidade do novo presidente eleito e desejar que ele "acerte a mão" na condução do país. Enquanto isso, farão uma "oposição programática" seguindo alguns princípios comuns, como a vigília às instituições e a defesa dos interesses dos mais pobres.

— Eu, com a chancela do meu partido, acho que a hegemonia pouco crítica que o PT nos impôs nesses 20 anos já deu, passou da conta e fez muito mal ao Brasil. Não existiria Bolsonaro sem o antipetismo. E o antipetismo foi introduzido por eles, petistas. Seria uma impertinência falar em 2022. O esforço que devemos ao país é de unidade. Eleição divide — afirmou.

DETALHE
Ciro obteve, ao fim do primeiro turno, 12,5% dos votos, chegando a 13,3 milhões de eleitores. Já Marina fez 1% dos votos, colhendo o apoio de pouco mais de um milhão de brasileiros.


Fonte: O Globo
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design