segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Prefeitura de Sobral intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

0
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, reforça a importância de conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que ganha força com o objetivo de conscientizar sobre a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para o ano de 2018 é que em todo o país surjam aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama, e cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo do útero. No Ceará a estimativa são de 2 mil novos casos de câncer de mama e 990 de câncer do colo do útero.

Todos os Centros de Saúde da Família (CSF) do município de Sobral ofertam de forma permanente vários serviços para o diagnóstico precoce como mamografias, exames clínicos e trabalhos educativos com equipe multidisciplinar. “A prevenção é o caminho para combater o câncer de mama. Neste mês a visibilidade é maior, mas são complementos do trabalho preventivo que realizamos durante todo o ano no município. A faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde para realização dos exames são as mulheres de 50 a 69 anos e, por isso, as unidade estão captando de forma intensiva essas mulheres durante este mês de outubro para conscientizá-las e encaminhá-las para realização dos exames”, explica Gerúsia Gurgel, coordenadora da Atenção Primária à Saúde no município.

De acordo com Walkiria Viana, gerente do Centro de Especialidades Médicas (CEM), mensalmente o município disponibiliza, em média, a realização de 600 mamografias. Diariamente são ofertados 30 exames, quantidade mais do que suficiente para a demanda. “A mamografia é um exame simples, feito por um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio-x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início”, destaca Walkiria.

Durante todo o mês de outubro, alguns prédios públicos estão com iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também estão com programação voltada para o assunto, com palestra e roda de conversa.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design