segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Estudantes podem consultar hoje local de prova do Enem

0

Quem se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 poderá ter acesso ao endereço do local da prova a partir desta segunda-feira, 22. O documento lançado pela internet também serve como confirmação da inscrição, contendo o número da matrícula, o horário do fechamento dos portões e informações sobre a prova. O exame será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não é obrigatório apresentar o cartão no dia da prova, porém é recomendado que o participante leve o documento para consultá-lo se preciso. Nele, além do endereço de onde vai ser realizado o exame, consta o número da sala em que o estudante irá fazer a prova. Para consultar o local, é preciso preencher os dados pessoais no site do Enem e fornecer senha previamente escolhida pelo participante. Pelo menos 5,5 milhões de brasileiros participarão do exame.

Neste ano, o horário de verão começa a valer em 11 estados no dia da primeira prova do exame. O Ceará não será afetado, mas estudantes cearenses que participarão do Enem precisam ficar atentos na hora do fechamento dos portões. Como a prova é nacional, o Inep adota o horário de Brasília, que será afetado pelo horário de verão. Portanto, apesar do cartão afirmar que os portões fecham 13 horas, no Ceará a hora correta é às 12 horas.

ANTES E DURANTE AS PROVAS
Estudo de última hora: faltando pouco mais de duas semanas para a prova, é hora de fazer as revisões finais. Para relembrar fórmulas matemáticas, matéria considerada uma das mais difíceis do exame, diversos canais de educação do Youtube lançaram paródias de músicas conhecidas ensinando as equações mais comuns.

Entretanto, Nádya Gurgel, docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, atenta para os alunos assistirem aos aulões de véspera "despretensiosamente". "É para assistir sem obrigatoriedade, não pense que é preciso ver todos os conteúdos da internet". A professora de literatura e língua portuguesa pede também que os estudantes busquem conteúdos que fujam dos tradicionais, como revistas, filmes ou livros, para explorar a interdisciplinaridade do exame.

Antes da prova: Dormir bem e comer alimentos leves antes de sair para o local de aplicação pode ajudar a manter a calma antes do exame. Nádya lembra da importância de manter o equilíbrio nos últimos dias antecedendo os domingos de exame. "O aluno sabe que já estudou e fez sua parte. Ele deve acordar pensando que deu o melhor de si. Isso ajuda a não ficar com a mão gelada e esquecer de conteúdos na hora da prova", diz.

O que levar: é obrigatório comparecer com caneta esferográfica transparente de tinta preta e documento oficial de identificação com foto. Como a prova é de extensa duração, alguns participantes optam por levar lanches e água.

Trajeto: para garantir a chegada antes do fechamento dos portões, é recomendado que o candidato pesquise sobre o trajeto a ser feito. A busca por rotas de ônibus, metrô ou caminhos mais rápidos e mais curtos deve ser feita com semanas de antecedência, levando em consideração o trânsito e horário de pico do dia da prova.

Fonte: O Povo
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design