quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Conheça o sítios arqueológicos de Lagoa das Pedras proximidades da Serra do Pajé em Aracatiaçu

0
O historiador Célio Cavalcante esteve nesta quarta-feira dia 15 de agosto de 2018, fazendo uma inspeção aos Sítios Arqueológicos e Paleontológico da Localidade de Lagoa das Pedras nas proximidades da Serra do Pajé aproximo ao distrito de Aracatiaçu.

A expedição Arqueológica e Paleontológica contou a presença do Médico Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico Dr.Manoel Odorico de Moraes filho, que se fazia companhia do Eng. Civil Osvaldo Holanda e esposa, do cineasta e fotografo Gil Magalhães, do (Guia do Patrimônio Arqueológico Herlly Rodrigues).

Para o Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante, membro correspondente do Centro Brasileiro de Arqueologia e da Sociedade Paraibana de Arqueologia com seu título de (Guardião da Arqueologia Cearense), está inspeção se deu para registrar toda beleza Pré-histórica e chamar atenção do moradores para proteção destas Pinturas Rupestres que é um Patrimônio Nacional daquela região.

Averiguando ainda o Sítio Paleontológico da Lagoa das Pedras, ou seja, o Tanque Lagoa das Pedras e em seguida se deslocaram até a Estância Ecológica do Olho - d´água do Pajé com suas fontes de água quente e fria localizada a cerca de 14 quilômetros de Aracatiaçu, onde ali se acha um alojamento para um Hotel de Campo com vários chalés e piscinas para abrigar o turismo ecológico, mas está totalmente abandonado pelo Poder Município de Sobralense.

O certo é que o patrimônio Paleontológico e arqueológico cearense ainda é muito incipiente, limitando-se basicamente a levantamentos e descrições sumárias de ocorrências pré-históricas. Não há grupos de pesquisa institucionalizados e nem uma política de salvamento e proteção desse patrimônio, frequentemente ameaçado por grandes obras de engenharia, como açudes, estradas e as grandes empresas que exploram as pedras ornamentais graníticas.

Fica aqui uma alerta para autoridades institucionais que tenha mais atenção na preservação por este acervo Pré-histórico de nossa República. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.




Via Aracatiaçu em Ação 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design