Header Ads

CNH digital passa a valer no Ceará a partir de hoje (20)



O Detran (CE) disponibiliza gratuitamente a versão digital da CNH

A partir desta quarta-feira, (20), o Detran/CE disponibiliza gratuitamente a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la, em seus aparelhos de celulares.

O documento no celular poderá ser apresentado aos agentes de trânsito no lugar da CNH tradicional, de papel, que permanece sendo emitida e válida. A versão digital também terá o mesmo valor jurídico da impressa, mas com algumas vantagens adicionais, como maior mobilidade, praticidade e comodidade para os usuários.

Por lei, a CNH é um documento de identificação pessoal, válido em todo o território nacional. Com a implantação da CNH Digital, este passou a ser o primeiro documento de identificação digital do Brasil. Portanto, é possível, por exemplo, embarcar em todos os aeroportos do país utilizando a CNH Digital e, assim como o cartão de embarque, que também é disponibilizado pelas companhias aéreas via smartphone, efetuar a sua viagem de avião sem necessidade de documentos impressos, agilizando a viagem de milhares de passageiros.

Para obter a CNH Digital, o usuário precisa ter a CNH impressa com QR Code (uma espécie de código de barras, em formato quadrado, impresso no verso da cédula do documento, conforme o novo modelo em vigor em todo o País desde maio de 2017). Quem tem a versão antiga, vai precisar pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, depois poder solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

Em seguida você deve se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. A CNH impressa continua valendo normalmente e a versão digital possui o mesmo valor jurídico da versão física. 

Fonte: CNews
Tecnologia do Blogger.