segunda-feira, 28 de maio de 2018

Secretario de Saúde Dr. Gerardo Cristino recebe o Conselho Local de Saúde de Taperuaba

0
Foto: Ana Gerusia Gurgel – Coordenadora da Atenção Primária

O Conselho Local de Saúde de Taperuaba (CLST) esteve na manhã desta quarta-feira dia 23 de maio na Secretaria de Saúde de Sobral em Audiência com o Secretário de Saúde de Sobral Dr. Gerardo Cristino e sua Equipe a fim de fazermos reinvindicações e firmar parcerias.
O diálogo girou em torno de assuntos já discutidos em Reuniões Ordinárias do Conselhoe registrados em Atas. 

Pauta:
1 – Reforma a Ampliação do Centro de Saúde da Família de Taperuaba (CSF).
Indagamos ao Sr. Secretário: Quando vai iniciar a obra? Qual a previsão de conclusão? Como e onde serão realizados os atendimentos no período da reforma?
R – Ele afirmou que a obra já foi licitada e em breve estará iniciando e, a exemplo das outras reformas, o atendimentodo CSF será normal no próprio prédio.

2 – Reivindicamos um profissional para tirar a licença da atual dentista, conforme combinado na Audiência Pública do dia 22 de fevereiro e outro para tirara a licença de 30 dias do Dr. Rafael. Pois estamos apenas com um médicopara atender toda a população do Distrito de Taperuaba e também de Bilheira, queestá há mais de dois meses sem médico. E isso é preocupante, porque fragiliza o atendimento no CSF de Taperuaba e sobrecarrega o profissional – Dr. Filomeno.
R – O Secretário nos informou que no momento não há profissionais (médicos) suficientes para a contratação. Mas assegurou que isso vai ser melhorado a partir da formatura de novos médicos, que acontecerá em breve.

3 - Pedimos ao Sr. Secretario maior atenção para não deixar faltar transporte para os pacientes que fazem hemodiálise, para as emergência e para o deslocamento das equipes, quando estas forem atender nas Comunidades, visitar os acamados e puérperas. Solicitamos ainda, balanças, mais material de curativos, mais medicamentos, lenções e enfatizamos coleta irregular do lixo.
R – Sobre os transportes, ele ressaltou que a secretaria vai analisar com cautela e apresentar soluções. Quanto à balança já está concertada e logo será enviada para o PSF.O Secretário valorizou em sua fala a IMPORTÂNCIA DESSA PARCERIA COM O CONSELHOe solicitou o nosso apoio e de toda a Comunidade para juntos “desenvolvermos uma campanha a favor da adesão ao uso do capacete já que existem registros de um alto índice de acidentes de trânsito em Taperuabae que isso fragiliza e compromete o sistema de atendimento. Comentou com inquietação, que ao fazer visitas aoPSFpercebeu nitidamente que em no Distrito de Taperuaba,“a maioria dos condutores e usuários de motos não fazemUSO DO CAPACETE”. 

4 - A comunidade de Bilheira, por sua vez, solicitou a contratação de um médico, um carro reserva, proteção em grades e murada para o CSF e o reaproveitamento do antigo prédio.
R –Quanto ao médico, ele pediu a compreensão da comunidade e afirmou que até o dia 15 de junho estará solucionando o problema. E que vai atender as demais solicitações.

5 - Enfatizamos o reconhecimento dos usuários para com o trabalho prestado pelos profissionais da saúde. Frisamos a participação direta e o apoio da Equipe de Saúde nas reuniões do Conselho, bem como a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Endêmicos. Destacamos a satisfação da comunidade para com os serviços prestados pela Gerente Larisse Araújo e lamentamos o seu possível remanejamento.
R – Enquanto a transição de gerentes trata-se de um critério da atual gestão municipal e garantiu que Taperuaba terá uma pessoa a altura das nossas necessidade e metas. E que vai solicitar que todos os Gerentes de PSF a parceria com o Conselho de Saúde e que estejam em constantes diálogos. E que a Secretária está aberta aos Conselhos sempre que precisarem.

Sugerimos:
– Que, durante a reforma seja feito uma fiscalização rigorosa em torno dos serviços e que priorizem a mão de obra local;
– Que seja contratado mais um dentista para atender no turno noturno, visto que temos, por enquanto, apenas um consultório com uma cadeira;
– Que seja incluído na equipe do NASF um Psicólogo;
– Que faça a aquisição de uma máquina para lavar roupas. Ele Sugeriu uma lavanderia;
– Que tenha mais um carro de sobreaviso para atender a demanda;
–Que os motoristas sejam reorientados para com o uso, conservação e condução dos veículos, visto que as estradas estão bastante danificadas.
–Sugerimos ainda, um ponto de apoio para atendimentos no período da reforma.

Salientamos que fomos muito bem recebidos e ouvidos com bastante atenção. E que foram anotadas todas as nossas reivindicações e sugestões.

Estiveram presentes na audiência:
DR. Gerardo Cristino Filho (Secretário de Saúde de Sobral), Francisco José Leal de Vasconcelos (Sub-Secretário de Saúde de Sobral), Ana Gerusia Gurgel (Coordenadora da Atenção Primária), Francisco Agenor Almeida Mendes (1° Secretário - CLSDST), Andréa Maria Ávila Rodrigues Mesquita (2° Secretário - CLSDST), Valneide Pereira Lira (Mobilizadora Local Adjunta - CLSDST), Benedito Mendes Monte (Rep. o Conselho Local de Saúde de Bileira - CLSDSB) e Joselândia Ávila Lopes ( Presidente do Conselho Local de Saúde - CLSDST).



Taperuaba – Sbral – Ce., 23 de maio de 2018.

Com informações da Presidenta do Conselho Local  Joselândia Ávila 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design