Um
grupo de educadores de Sobral está participando, de 06 a 12 de maio, da
primeira formação do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), realizada
em São Paulo. Coordenado pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford, o
programa está alinhado com a implementação dos novos currículos de Matemáticas
e Ciências e o fortalecimento da formação dos docentes da rede pública
municipal de Sobral.
O
grupo é formado por educadores da Secretaria da Educação de Sobral, da Escola
de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional e da Universidade
Estadual Vale do Acaraú. “Estamos nos preparando para formatar um curso de
Especialização em Ensino de Matemática baseado no Método Stanford de Formação
de Professores, que será ofertado para nossos professores. O nosso objetivo é
qualificar ainda mais a educação oferecida na rede pública municipal de Sobral
elevando-a à padrões internacionais”, explica o secretário da Educação, Herbert
Lima.
Durante
a formação, os educadores conhecerão os princípios do PED e as conexões com a
prática; as estruturas, o currículo e os papéis do programa; aprenderão sobre
salas de aula equitativas; gestão da sala de aula; avaliação, política de avaliação
e portfólio. O grupo também participará de um workshop com professora emérita
da Universidade de Stanford, Linda Darling-Hammond, sobre os “Princípios da
Formação Docente de Qualidade”.
O
PED Brasil é um programa de formação de professores desenhado para prover a
construção de uma comunidade de educadores em universidades que possam
implementar um programa inovador na formação de professores de Matemática e
Ciências. Ao final do curso, os docentes deverão elaborar e apresentar o de
plano de implementação do curso em Sobral.