Header Ads

Várzea da Volta enche após 6 anos e número de açudes sangrando chega a 14 no Ceará


Aumentou para 14 o número de reservatórios que atingiram 100% de capacidade de armazenamento no Ceará. Os últimos a sangrar foram os reservatórios de Itapajé, Angicos e Várzea da Volta. Este último fica no município de Moraújo e é destaque por registrar a primeira sangria após seis anos, com a última tendo acontecido em 2011. O Várzea da Volta sangrou nesta sexta-feira, enquanto os açudes Itapajé e Angicos registraram a cheia na última quarta-feira, 11.


Em abril do ano passado, segundo dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 10 açudes estavam sangrando. Com as chuvas atendendo as expectativas neste mês, o cenário é de esperança para os açudes.


Atualmente, todos os 155 açudes monitorados pela Cogerh estão com capacidade hídrica de 11,79%. Aportes foram registrados em 94 reservatórios, o que permitiu boa recuperação dos açudes Canafístula, Pirabibu, Riacho da Serra e São José I, que deixaram o volume morto. O açude Quixeramobim saiu da seca.


Com um recuperação total de 132,48 milhões de metros cúbicos hoje, os reservatórios tiveram ajuda da forte chuva que caiu na região jaguaribana, local do açudes Orós e Castanhão, e no Sertão Central e Inhamuns.


O Castanhão está com 5,54% de capacidade, enquanto o Orós está com 7,93%. Os riachos têm recebido bons aportes nos últimos dias.


Fonte: O Povo

Tecnologia do Blogger.