terça-feira, 10 de abril de 2018

Nível dos açudes cearenses atinge 10% pela primeira vez em 7 meses

0

O aporte diário dos açudes hoje foi de 57,43 milhões de metros cúbicos (m³)
A capacidade hídrica dos reservatórios do Ceará está em 10% pela primeira após sete meses. O aporte diário dos açudes hoje foi de 57,43 milhões de metros cúbicos (m³). Este aumento é reflexo das boas chuvas de abril, que estão suprindo a falta de precipitações significativas em março. O último registro acima foi no dia 31 de agosto de 2017, quando o nível estava em 10,7%.


Nos últimos dias, a recarga hidrólogica nos açudes vem aumentando e reservatórios têm tido perspectiva de aumento. De acordo com portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, 85 açudes receberam recuperação, dos 155 monitorados.
As chuvas no Ceará tem apresentado melhora neste começo de mês, com precipitações acima de 100 milímetros acontecendo com mais frequência, o que reflete nos açudes. Das 7 horas de ontem, 9, até o mesmo horário de hoje, 10, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, 114 municípios registraram chuva, com Aracati marcando 116.6 mm. Do domingo para segunda, a maior chuva do ano de todo o Estado aconteceu em Granja, com 173 mm.


O açudes Castanhão e Orós, maiores do Ceará, estão tendo recarga, apesar não ser significativa. Atualmente os volumes estão em 4,81% e 7,31%, respectivamente.
As chuvas ainda têm duração prevista de mais de um mês, o que pode mudar a situação hídrica do Ceará, ao fim quadra chuvosa no final de maio. O aporte total de 2018 está em 868 milhões de m³.


MATHEUS FACUNDO
Fonte: O Povo
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design