sexta-feira, 9 de março de 2018

Número de alunos da rede pública aprovados para o ensino superior bate recorde no CE, diz governo

0

Número contempla aprovados em instituições públicas e privadas, sendo o maior volume já registrado na educação cearense, de acordo com o Governo
Ao todo, foram 16.897 alunos da rede pública estadual aprovados em 2017 para cursar a faculdade este ano. De 2016 para 2017, haviam sido 13.516 aprovados. Os números contemplam vestibulares de instituições públicas e privadas, sendo o maior volume já registrado na educação cearense, de acordo com o Governo do Estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 8, no Palácio da Abolição.
O governador Camilo Santana elogiou os esforços dos professores, diretores, famílias e alunos. “Os alunos estão ingressando em cursos importantes, como o de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), o curso de Engenharia, de Odontologia. Antes só quem tinha a oportunidade de conseguir vagas em grandes cursos, dentro e fora do Estado, era quem estudava em escolas particulares. É um avanço muito importante, possível por causa das melhorias de estrutura e ações educativas mais eficientes nos municípios”, destacou.
Exemplo
Sâmia Mara de Moura Lima, de 33 anos, mãe de cinco filhos, da zona rural de Russas, recebeu homenagem no evento por sua história de luta. Em 2017, ela realizou o sonho de ingressar no ensino superior.
Sâmia terminou o Ensino Fundamental com 15 anos. Porém, se viu obrigada a largar os estudos para cuidar, como mãe solteira, do primeiro filho. Em 2016, com a matrícula na Escola Matoso Filho, ela retomou os estudos.


“Eu passava o dia trabalhando e à noite eu tinha que ir para escola. Eu moro a 16km da cidade. Não tinha ônibus para ir à escola. Todos os dias ia dormir 1 hora da madrugada estudanto, para acordar às 5 horas da manhã, fazer o almoço e deixar tudo pronto para meus filhos e meu marido. Mas eu não desisti de maneira nenhuma. Sou mãe, aluna e esposa. Acima de tudo, eu sou mulher. Sou guerreira e batalhadora”, discursou a universitária.


A estudante alcançou 700 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Foi aprovada pelo Sisu na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UFRN), para o curso de Filosofia, e pelo Prouni em Administração, na Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Ao ser homenageada, ela também agradeceu ao suporte de professores e diretores da escola.
Números
O Ceará tem apresentado evolução nos índices educacionais. Em dez anos, o índice de alunos alfabetizados na idade certa subiu de 30% para 90%.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, atribui os resultados, que vêm se intensificando ao longo dos anos, a três fatores: a dedicação dos educadores, o acompanhamento dos dados da educação nos municípios cearenses e o apelo para a inovação nas escolas. “Professor motivado, trabalhar com empenho de gestão para apresentação de bons números e dar a estrutura e condições para surgirem novas ideias faz com que hoje tenhamos muito a comemorar”, resumiu.
Fonte: O Povo

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design