terça-feira, 6 de março de 2018

No Ceará, 63 açudes receberam volume de água nas últimas 24 horas, diz Cogerh

0

Seis açudes já sangraram no Estado. Três estão com volume acima de 90%.

Sessenta e três açudes receberam volume de água nas últimas 24 horas. O dado é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, a Cogerh. Segundo o órgão, ao todo, foram 16 milhões de metros cúbicos.

No acumulado do ano, ainda de acordo com a Cogerh, os açudes cearenses já receberam 347 milhões de metros cúbicos. Até esta terça-feira (6), seis açudes estão sangrando e outros três estão com volume acima de 90%.
Em contrapartida, 18 açudes estão secos e 45 no volume morto.
Açudes viram pontos turísticos
Açudes de pequeno porte que sangraram ou receberam um bom volume de água com as chuvas das últimas semanas no Ceará viraram atração em cidades do interior do Ceará. As chuvas acima da média em fevereiro mudaram a paisagem no sertão cearense, que sofre há seis anos a maior seca já registrada no estado.
O Balneário do Boi Morto, em Ubajara, é um dos pontos mais visitados da região da Ibiapaba em épocas de cheia.
"A gente depende muito da água. Ela garante sustento da agricultura, é importante pras pessoas, por animais, pro turismo e pra deixar essa paisagem bonita", diz o estudante Ranilson Guilherme, durante visita ao local.
"O momento mais importando do ano para quem vive no interior do Nordeste é a época de chuva, que nos últimos anos foi muita fraca. Mas nesse ano graças a Deus temos muitas chuvas e elas vão continuar acontecendo, pra nossa alegria", comemora Raimunda Ferraz.
Previsão para março
Março, tradicionalmente o mês mais chuvoso no Ceará, deve ser de chuvas acima da média histórica neste ano, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Para o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, a expectativa para março é de mais chuvas, já que o mês tende a ser o mais chuvoso do ano, além das condições oceânicas e atmosféricas estarem favorável.
"A média de março é a mais alta da quadra chuvosa que vai até maio do ano. Normalmente março tende a ser um mês chuvoso. As condições oceânicas e atmosféricas do momento indicam que possivelmente deveríamos ter um março normal e acima da média. Pelo menos na próxima semana o início de março temos tendência de boas chuvas em todo o estado do Ceará."
Fonte: G1-CE
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design