sexta-feira, 23 de março de 2018

FUNCEME: Aumento da temperatura está relacionado à diminuição de precipitações.

0

A temperatura em Fortaleza está dois graus acima do normal registrado em março. É o que afirma o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran. O calor está relacionado à diminuição das precipitações no Estado. Ontem, a Capital registrou chuva de apenas um milímetro, segundo dados da Funceme. Não chovia em Fortaleza desde o Dia de São José, quando foram registrados 3,4 mm.
Conforme o meteorologista, as temperaturas mínimas em março registradas de madrugada estão entre 24 e 25 graus, sendo 22 a 23 graus o esperado para o período. O mesmo acontece com as máximas, com registros chegando a 32 graus enquanto o normal para a época é de 30 graus. Quando chove, a temperatura diminui porque como há água para evaporar, em vez de subir a temperatura, o que acontece é a evaporação da água. No entanto, até agora no Ceará só choveu 29,35% da média histórica de março. Até ontem, 22, o acumulado médio de chuvas foi de 59.7 mm, enquanto a média esperada para todo o mês é de 203,4 mm. Em Fortaleza, choveu em 14 dos 22 dias deste mês. Em nove dias, os registros foram inferiores a cinco milímetros. Na Capital, a maior chuva do ano foi registrada no sábado, 10, com precipitações de 115 mm.
De acordo com o meteorologista, o que causou a redução de chuvas em março foi o aumento da pressão sobre o ar. Esse fenômeno, denominado subsidência, tem atuado desde o início do mês no Ceará, impedindo a formação de nuvens mais significativas e influenciando a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pelas precipitações neste período do ano.

A Funceme projeta possibilidade de chuvas em Fortaleza nos próximos dias. Para esta sexta-feira, a previsão é de chuva de madrugada e de manhã e temperatura máxima de 31 graus. Já no sábado, a perspectiva é de chuvas entre a madrugada e o início da manhã com máxima de 32 graus. Apesar das precipitações, as máximas permanecem acima do normal para o mês.



DICAS PARA LIDAR COM O CALOR

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Levar garrafa de água ao sair de casa e beber de dois a três litros de água por dia; Consumir apenas água fervida e filtrada, de procedência conhecida para evitar inflamações gastrointestinais; Manter ventiladores e ar-condicionados higienizados para evitar alergias e problemas respiratórios; Ao sair na rua, usar protetor solar, boné ou chapéu e roupas leves, de cores claras; Priorizar a realização de atividades físicas ao ar livre no começo da manhã ou no final da tarde, evitando os horários de maior pico do sol. FONTE: Médica Magda Moura de Almeida

LÍVIA PRISCILLA
Fonte: O Povo
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design