quinta-feira, 29 de março de 2018

Ceará tem chuvas que ultrapassam os 120mm em dia de alerta climático nacional

0

O INPE emitiu alerta de possíveis fenômenos climáticos, como chuvas intensas, raios e vendavais nas próximas 72 horas em diversos municípios
Quem vai aproveitar o feriadão viajando ou ficar na preguiça de casa, é bom ficar atento às fortes chuvas e raios que estão por vir. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alertam para o grande volume de água, além de raios e ventos fortes.


Choveu em 91 municípios do Ceará entre às 7h da manhã de quarta-feira (28) e 7h desta quinta-feira (29). A tendência é de que isso se mantenha nos primeiros dias de abril, como previsto pela Funceme. As cidades de Ipu (121 mm), Hidrolândia (120 mm) e Reriutaba (98 mm) registraram as maiores chuvas.


No feriadão, a Funceme prevê céu nublado e com chuvas em todas as regiões do Ceará já nesta quinta-feira (29). Na sexta (30), o céu permanece cinza com chuvas no Centro-Sul, Maciço de Baturité e na serra da Ibiapaba. No sábado, há possibilidade de chuva por todo o Estado, mas com volume menor.


Alerta
O INPE emitiu alerta sobre “ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas”. O “aviso de atenção” abrange pelo menos oito estados e cobre maior parte do Ceará, com exceção do extremo-sul. Fenômenos como tempestade de raios, chuvas intensas, vendaval estão previstos. Quem está cadastrado no sistema nacional do INPE recebeu o alerta pelo celular.


O órgão recomenda que a população “acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. Siga as eventuais recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades competentes.”


De acordo com a Defesa Civil do Ceará, o aviso é emitido pela Defesa Civil nacional e nada tem a ver com o órgão local.
Fonte: Tribuna do Ceará
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design