terça-feira, 27 de março de 2018

Cadastro biométrico pode ser feito até 9 de maio no Ceará

0

Em 129 dos 184 municípios cearenses, os eleitores só poderão votar realizando a identificação por biometria.
s eleitores do Ceará que perderam o prazo para o cadastramento biométrico podem regularizar a situação até 9 de maio. Essa é a data limite estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter o título pela primeira vez, transferir o documento ou fazer alterações cadastrais - como realizar a biometria -, para votar nas eleições de outubro de 2018.


Quem vai votar em 2018 em uma das 129 cidades do Ceará onde será obrigatória a biometria e não fez o recadastramento teve o título cancelado. Neste caso, deve procurar o cartório eleitoral do município levando os documentos necessários para regularizar-se. Se preferir, pode agendar o atendimento.


Até o próximo dia 9 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) espera ultrapassar o cadastramento biométrico de 75% do eleitorado cearense. Hoje, 4.662.434 já estão regularizados, o que equivale a 74,22%. O eleitorado soma atualmente 6.282.136 pessoas no Ceará.


Cidades com biometria obrigatória
O eleitor pode consultar se o cadastro biométrico é obrigatório em sua cidade no endereço http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/biometria-no-ceara/biometria-no-ceara. Outra alternativa é entrar em contato com o Disque Eleitor no número 148, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 h às 19 h, e fornece qualquer informação relacionada ao cadastro eleitoral.


Se a pessoa não residir no município em que vota deve procurar o cartório eleitoral do seu novo local de residência e, transferindo seu título de eleitor, regularizar-se e cadastrar sua biometria, de acordo com Lorena Belo, Coordenadoria de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE.


Agendamento
É possível agendendar a ida ao cartório eleitoral para fazer o cadastramento biométrico. Basta acessar o site do TRE ou ligar para o número 148 (segunda a sexta-feira, de 7 h às 19 h) Para o agendamento, é recomendável ter em mãos o número do título se o eleitor já o possuir, mas não é obrigatório marcar data e hora antes de ir ao cartório.




Documentos
Para realizar o cadastramento, o eleitor deve apresentar RG ou qualquer outro documento oficial com foto, comprovante de residência, e comprovante de alistamento militar para os homens que forem fazer o título pela primeira vez .


Etapas no Ceará
O cadastramento biométrico no estado foi iniciado em 2009, quando foi feito o cadastramento dos eleitores do município de Eusébio, na Grande Fortaleza. O processo foi reiniciado quatro anos depois. Em 2013/2014, foram cadastrados os de Juazeiro do Norte, Aquiraz, Crateús, Ipaporanga, Sobral, Alcântaras e Forquilha. Em 2015/2016, foram atendidos outros 54 municípios. Em 2017/2018, outros 67 municípios.


Em Caucaia, última cidade a fazer o recadastro biométrico de eleitores, 199.531 eleitores fizeram a biometria e 32.967 não compareceram aos postos de atendimento. A revisão biométrica em Caucaia terminou na sexta-feira (23).


Fonte: G1-CE
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design