Header Ads

JN STUDIO

CE tem 40% de chances de precipitação acima da média na estação chuvosa de 2018, diz Funceme

Previsão é melhor do que a realizada em 2017.
A probabilidade das chuvas no Ceará ficarem acima da média na chamada estação chuvosa, de fevereiro a abril, é de 40%. As chances de haver chuva dentro da média é de 35%, e abaixo, 25%. É uma previsão melhor para o período do que a divulgada em 2017, quando a probabilidade de chover acima da média era de 30%.


O primeiro prognóstico de 2018 foi apresentado pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, no auditório do Palácio da Abolição, na manhã desta segunda-feira (22). A Fundação salienta que a tendência é que o centro-sul tenha chuvas mais irregulares que as demais regiões do estado.


"O cenário que nós temos hoje para janeiro de 2018 - o trimestre, fevereiro, março e abril - ele é mais favorável do que nós tivemos no período de previsão de 2017. Apesar disso essa mesma tendência de mais normalidade ou até mesmo em algumas áreas abaixo da média para o Sul do Estado mais para o Centro-Norte uma tendência favorável acima da média", afirmou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.
Durante o anúncio, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, reforçou o atual momento dos reservatórios. De acordo com Teixeira as chuvas devem amenizar as condições dos principais reservatórios do estado.


“Situação é crítica. Vivemos hoje com pouca água. Os reservatórios estão com apenas 6% de suas capacidades. Existe uma preocupação dos nossos reservatórios. Eles trabalham no momento insuficientes. Temos que continuar economizando. Temos que segurar nossa água. Fazer mais com menos”, disse.


Dessalinização e Poço horizontais
O governador Camilo Santana reforçou que a atual gestão pretende durante todo o ano de 2018 construir mais adutoras como também poços profundos e chafarizes nas áreas mais afetadas com a seca. Camilo lembrou também o Ceará vai intensificar o sistema de dessalinização e Poço Direcional (poço com tramos horizontais).


“Em dois anos e meio, de 2015 para cá, nosso governo perfurou quase 40% do número de poços de toda a história do Ceará. Esse programa deve continuar. No Cumbuco estamos construído o primeiro Poço Direcional (poço com tramos horizontais) para captação de água. Em breve, estará produzindo água no estado”.


Fenômeno La Niña perde força
Ainda segundo a Funceme, após estudar as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) dos oceanos Pacífico equatorial e Atlântico tropical, verificou-se que a atuação do fenômeno La Niña está com fraca intensidade. O fenômeno foi estudado entre as semanas de 20/12/2017 a 10/01/2018.


No oceano Atlântico tropical, de acordo com a Funceme, foram registradas condições gerais de temperatura da superfície do mar próximas da neutralidade, com algumas áreas um pouco mais aquecidas (até +1ºC) na bacia norte desse oceano e um pouco mais resfriadas (até -1ºC) na bacia sul, configurando a existência de um dipolo do Atlântico tropical fracamente positivo e indicativo, para o período analisado, de uma condição não favorável ao posicionamento regular da Zona de Convergência.

Fonte: G1-CE
Tecnologia do Blogger.