Corte federal americana chegou à conclusão de que
as companhias que fabricam e distribuem tabaco fizeram um acordo para mentir e
enganar os consumidores a respeito dos riscos do tabagismo.
A maioria das grandes companhias de tabaco
americanas difundiram neste domingo (26) uma série de anúncios que advertem
para os riscos que fumar representa para a saúde, acatando uma ordem judicial
de onze anos atrás. Em novembro de 2006, uma corte federal dos Estados Unidos
chegou à conclusão de que as companhias que fabricam e distribuem tabaco fizeram
um acordo para mentir e enganar os consumidores a respeito dos riscos do
tabagismo.
A Justiça havia ordenado na ocasião que empresas
como R.J. Reynolds e Philip Morris difundissem na TV e na imprensa escrita
mensagens para "corrigir suas mentiras". As empresas apelaram da
sentença para mudar algumas partes do texto, conseguindo, assim, retardar em
mais de dez anos a divulgação de suas declarações.
A ordem judicial obriga as empresas a comprar uma
página inteira nos 50 jornais mais importantes do país, como The Washington
Post e The New York Times, por cinco domingos durante um ano. Além disso, terão
que emitir 260 anúncios de TV ao longo de doze meses nas principais redes
nacionais, como ABC, CBS e NBC.
"Fumar mata, em média, 1.200 americanos. Todo
dia", diz o anúncio. "Fumar mata mais gente a cada ano do que o
assassinatos, a aids, os suicídios, as drogas, os acidentes de carro e o álcool
combinados".
Número de fumantes despenca
O tabagismo é a principal causa de mortalidade e de
doenças evitáveis nos Estados Unidos. É responsável por 480.000 óbitos ao ano,
apesar de o número de fumantes ter despencado nos últimos anos. Em 2015, o
percentual de fumantes adultos caiu para 15%, o menor já registrado, segundo os
Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês). Na década de
1960, 42% dos adultos fumavam.
Esta forte queda se deve, sobretudo, aos impostos
cobrados sobre o tabaco, às campanhas de publicidade contra o tabagismo e às
restrições que limitam anúncios destinados aos jovens. Apesar disso, a
indústria investe todos os anos US$ 8 bilhões para promover seus produtos.
A sentença de 2006 saiu do julgamento interposto
pelo Departamento de Justiça em 1999 para recuperar parte do dinheiro que o
governo federal destina anualmente a tratar doenças como o câncer, provocadas
pelo tabagismo.
Via Diário do Nordeste
Foto USP Imagens