quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Base aliada comemora na AL-CE possível aliança entre Camilo e Eunício

0

Na 1ª sessão após evento que pôs lado a lado o governador e o presidente do Senado, fortalecendo tese de acordo para 2018, deputados repercutiram o tema. Oposição critica aproximação entre ambos e sai fragilizada
Se oficialmente a aliança entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira para 2018 ainda é tratada como uma “possibilidade”, na Assembleia Legislativa a composição já foi comemorada pela base e, por outro lado, criticada pelos deputados de oposição na primeira sessão da Casa após evento que reuniu o governador e o presidente do Senado na última sexta-feira, 17.


Quem trouxe o tema à tona foi Fernando Hugo (PP), que fez discurso elogioso ao que chamou de “aliança política produtiva” entre ambos. “É uma dádiva da política a presença de Eunício Oliveira, que quer o melhor para a Cidade e para o Estado”, disse. Segundo ele, “em nome da cearensidade”, todo “rancor” que existir entre ambos “deve ser perdoado”.


O pronunciamento foi seguido por mais falas comemorativas. Até Ely Aguiar (PSDC), da oposição, disse esperar que o acordo “gere bons frutos”.


A avaliação da base é de que a “aliança institucional” entre ambos é benéfica para o Estado, facilitando a conversão em palanque eleitoral. Os deputados favoráveis minimizam “contradição” do acordo, apontada por críticos.


“A política é contraditória. Dificilmente você consegue manter alguns princípios de quando você entrou até quando sai, porque uma hora ou outra você vai ter que se aliar com quem um dia foi adversário”, resumiu o líder do governo Evandro Leitão. Ele afirmou que defenderá aliança “se for para o bem do Estado do Ceará”.


Quem também amparou a composição foi o petista Dr. Santana. Segundo ele, “existe uma parceria institucional pelo Ceará que dá resultados positivos e pode se transformar numa aliança eleitoral”. Em aparte ao pronunciamento dele, Danniel Oliveira (PMDB), sobrinho de Eunício, reiterou que acordo traz “benefícios” à população. “Não é uma aliança política, talvez seja, mas é uma aliança administrativa para ajudar o Ceará e Fortaleza”, disse.


Na sexta-feira, o senador admitiu pela primeira vez que a composição com Camilo poderia acontecer com vistas a 2018. Camilo permanece sem comentar o tema.


Críticas


Na oposição, avaliação sobe o acordo é outra. O deputado Odilon Aguiar (PMB) disse que Eunício está “pecando” por não deixar posição clara. “Na política a gente aprende que se tem lado. Isso está confundindo o eleitor que almeja uma oposição no Ceará”, acusou.


Renato Roseno (Psol) tem opinião semelhante. “O que estamos vendo nessa aliança entre Camilo e Eunício é a absoluta descaracterização de quaisquer convicções políticas, quer dizer: não há valores, não há convicções”. Ao lado de Heitor Férrer (PSB), eles foram os únicos que criticaram o possível acordo.



LETÍCIA ALVES
Fonte: O Povo
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design