Header Ads

JN STUDIO

Sinal analógico de TV deverá ser desligado quarta-feira

Beneficiários de mais de 20 programas sociais têm direito ao kit gratuito para conversão de sinal da televisão. Para haver desligamento do sinal analógico, adesão ao digital precisa ser alta
A transmissão analógica de TV na maior parte do Ceará deve ser desligada à meia-noite da próxima quarta-feira, 27. Famílias inscritas em mais de 20 programas sociais do Governo Federal têm direito a kit gratuito para conversão e acesso ao sinal digital.

Beneficiários em programas como tarifa social de energia elétrica, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Minha Casa Minha Vida ou Bolsa Família podem receber antena digital e conversor com controle remoto, gratuitamente.

A expectativa da Seja Digital, entidade responsável pelo processo de migração no País, é que mais de 770 mil famílias no Estado sejam atendidas e, assim, possam continuar a assistir canais de TV aberta mesmo em televisores antigos.
Vejuse Oliveira, gerente regional da Seja Digital, explica que mesmo aparelhos com conversor embutido precisam de antena para captar o sinal. “Nosso maior desafio tem sido alcançar pessoas de outros programas sociais”, lamenta.

Para que ocorra o desligamento do sinal analógico no dia 27, é preciso que pelo menos 93% dos domicílios estejam aptos a captar o sinal digital. O levantamento sobre isso, encomendado ao Ibope, terá resultado divulgado nesta segunda-feira, 25. Caso o percentual não seja atingido, o desligamento será adiado por dez dias.

A principal vantagem da transmissão digital é a alta definição de áudio e imagem, livre de ruídos e interferências, conforme Gilson Moreira, engenheiro eletrônico e assessor técnico da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert). “A qualidade vai ser melhor do que a de cinema, com a vantagem da interatividade”, define. Outras vantagens são os recursos de linguagem de sinais e audiodescrição.

Além de Fortaleza, o sinal será desligado em 23 municípios das regiões Metropolitana, de Sobral e de Juazeiro do Norte. Cronograma do Governo estima o desligamento do sinal analógico em 1.326 municípios até 2018 e, em todo o País, até 2023.

Serviço

É possível consultar a gratuidade na distribuição dos kits de conversão. Basta ligar para 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit com o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Famílias contempladas podem retirar o material em ponto próximo de casa em horário pré-agendado.


LUCAS BRAGA

Fonte: O Povo
Tecnologia do Blogger.