Header Ads

JN STUDIO

A um dia do fim da campanha, 58% do público-alvo do Ceará se vacinou contra gripe

Meta é vacinar 90% do grupo prioritário, que inclui crianças, idosos, indígenas, puérperas e população carcerária.
A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (25) e até está quinta (24) apenas 58% do público-alvo no Ceará se imunizou, conforme o Ministério da Saúde. Segundo o ministério, 1.114.623 cearenses já buscaram a vacina, e a meta é vacinar 1.891.257 de pessoas no estado. Em todos o Brasil, foram aplicadas 35,1 milhões de doses.
A campanha termina nesta sexta-feira (26) e a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desse público.
Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Entre os públicos-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 15,1 milhões de doses aplicadas, o que representa 72,4% deste público, seguido pelas puérperas (71,2%) e indígenas (68,6%).
Os grupos que menos se vacinaram são as crianças (49,9%), gestantes (53,4%), professores (60,2%) e trabalhadores de saúde (64,2%). Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 7,1 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.
De acordo com o Ministério da Saúde, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Fonte: G1-CE
Tecnologia do Blogger.