segunda-feira, 27 de março de 2017

Chuvas do final de semana possibilita sangria de dois açudes no interior

0
O final de semana foi de chuva na maioria dos municípios cearenses, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Somente neste domingo chuveu em 92 postos de captação de informações, com chuvas que chegaram acima de 30 milímetros em Russas (50,3), Viçosa do Ceará (41.0), Ibiapina (38.0), Horizonte (36.0), Beberibe (35.0), Santa Quitéria (34.0), Eusébio (33.0), Meruóca (32.0) e Ipu (32.0). Para hoje, o mapa da Funceme prevê, ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva no centro-norte do Ceará. No Sul, há possibilidade de chuva.
Por conta das chuvas, dois novos açudes atingiram 100% de volume, chegando a seis o número de reservatórios que sangraram no estado neste ano. Dos açudes com capacidade máxima, cinco são monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh): São Pedro Timbaúba, na cidade de Miraíma; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Valério, em Altaneira; e Maranguapinho, em Maranguape. Já o açude Santo Antônio do Pitaguary, em Maracanaú, também sangrou, mas não faz parte do monitoramento da Cogerh.
O açude São Pedro Timbaúba, localizado na cidade de Miraíma, na Região Norte do Estado, atingiu sua capacidade máxima neste domingo e sangrou após seis anos de estiagem. apesar da euforia provocada pela sangria desses açudes, a Cogerh lembra que situação hídrica do Estado ainda é preocupante. Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 137 estão com a capacidade abaixo de 30%. Entre eles está o Castanhão, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, que está com menos de 6% do volume.

Fonte: G1 CE
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design