terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Exemplo premiado de Sobral na educação é tema de matéria na Revista Veja

0


O premiado exemplo de Sobral de educação pública de qualidade é tema de matéria da Revista Veja desta semana, edição 2590. ‘Sobral, um oásis cearense em meio ao precário ensino brasileiro’ destaca que a cidade do “semiárido cearense disparou em primeiro lugar” em mais um ranking educacional: Prêmio Prefeito Nota 10, concedido ao prefeito Veveu Arruda como vencedor nacional, em solenidade realizada na semana passada, no Ministério da Educação, em Brasília.

“O ranking chamado Prefeito Nota 10, produzido pelo Instituto Alfa e Beto, é resultado de um corte elevado: considera as notas dos estudantes na Prova Brasil e a capacidade do município de oferecer bom ensino. Ao analisar os números do ciclo fundamental, o instituto calculou o que significariam na escala do Enem. Conclusão: 20% dos jovens sobralenses têm alto desempenho, suficiente para pleitear uma vaga nas melhores universidades do país — no Brasil, a média é de 1%. A segunda colocada, São Caetano do Sul, em São Paulo, não passa dos 9%. Em terceiro lugar, Joinville, em Santa Catarina, está anda mais distante – emplacaria apenas 5% dos alunos nos cursos superiores mais concorridos”, destaca trecho da matéria.

Um trecho da reportagem traz um resumo do caminho trilhado por Sobral para ter os resultados positivos na educação, como o programa de alfabetização na idade certa e a continuidade das políticas públicas.

“Os sobralenses não são novatos em altas posições em rankings do ensino – o atual serve para mostrar justamente que um trabalho contínuo poder trazer frutos às escolas. (...) A cartilha sobralense reforça também a ideia de que a trilha para a excelência passa pelo básico benfeito: meta, avaliação e valorização dos professores, que têm no horizonte a carreira impulsionada pelo mérito. Os diretores de escola são escolhidos por critérios objetivos – e não políticos, um mal comum no Brasil.”
Fonte: Sobral em Revista 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design