Em 2015, 86% dos
alunos da rede pública do Ceará concluíram o 2º ano alfebetizados, 46 pontos
percentuais a mais que em 2007, quando menos da metade dos estudantes era
alfabetizado "na idade certa". O Sistema Permanente de Avaliação da
Educação Básica (Spaece), divulgado nesta semana com dados relativos ao ano
anterior, mostra também que, dos 184 municípios cearenses, 180 encontram-se no
"padrão desejável", e os outros quatro, no padrão suficiente.
O desempenho dos
jovens do 5º ano melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o
percentual de alunos no nível adequado subiu para 37,2%, enquanto, em 2008, o
nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 32,1%.
O Ensino
Fundamental II, que inclui as crianças do 6ª ao 9º ano, teve seu acompanhamento
pelo Spaece, a partir de 2012. Neste ano, o percentual de alunos no nível
adequado em Língua Portuguesa era de 8,6%, subindo, em 2015, para 12,1%. Já em
Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 3,9%, em 2012,
para 5,9%, em 2015.
De acordo com o
levantamento, 309.933 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais
de 4.500 escolas públicas participaram da avaliação externa.
"Os
resultados são positivos, há crescimento em todas as disciplinas e séries
avaliadas. Ainda temos desafios, como o 9º ano, que começou a ser examinado no
Spaece em 2015, e ainda precisa melhorar o desempenho. As estratégias para
alcançar o objetivo incluem o acompanhamento das escolas, a formação de
professores e a utilização de material didático", explica o secretário da
Educação, Idilvan Alencar.
Fonte: G1 Ceará