terça-feira, 15 de novembro de 2016

SuperLua encanta moradores de Taperuaba.

0
Mais próxima da Terra, a lua parece maior e mais iluminada. Mas isso só pode ser percebido com instrumentos apropriados.
Nesta segunda-feira, 14, precenciamos o fenômeno conhecido como “SuperLua” que trata-se do momento em que a lua cheia ocorre no seu perigeu, ponto do percurso lunar mais próximo da Terra. Essa coincidência vai proporcionou aos “terráqueos” uma percepção diferente acerca do satélite. Aparentemente, a lua vai estar mais iluminada e com um tamanho maior devido a sua proximidade com o nosso planeta.

De acordo com o diretor do planetário Rubens Azevedo, Dermeval Carneiro, esse momento não é tão raro como acreditam já que a lua tem todo mês a sua fase cheia e passa pelo perigeu. “Todos os meses o satélite passa pelo seu apogeu (ponto do percurso lunar mais afastado da Terra) e do perigue (ponto mais próximo). A média da distância da Lua com a Terra no seu ponto mais próximo é de 380 mil quilômetros”, disse ao O POVO Online.



Entretanto, por mais que as pessoas achem que a Lua esteja maior, tanto o Dermeval quanto o físico do Observatório Dietrich Shiel Centro de Divulgação da Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Honel, explicam que trata-se de uma impressão sensorial. A alteração é imperceptível a olho nu. “Se você observar a lua cheia no apogeu (minilua) e no perigeu (superlua) pelo mesmo telescópio, você nota a diferença de tamanho”, explicou o físico. Além disso, ele ressaltou que o público leigo ao observar a lua nesta segunda-feira não vai notar nenhuma diferença pois não há uma referência de outra lua cheia para comparar.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design