Apesar de a crise
econômica ter reduzido o poder de compra do brasileiro no último ano, o desejo
de comprar um smartphone - ou de trocar o atual por um mais avançado - não
cessou. Com a aproximação do período de promoções que começa com a Black
Friday, em 25 de novembro, e termina com o Natal muitas pessoas estão vendo uma
oportunidade de, finalmente, viabilizar a compra.
Não é de hoje que os
smartphones estão no topo da lista de desejos dos brasileiros. De acordo com a
empresa de pesquisa eBit, eles movimentaram R$ 360 milhões em vendas em sites
de comércio eletrônico durante a Black Friday em 2015. Para este ano, segundo pesquisa
encomendada pelo Google em agosto, os smartphones se mantém no topo da lista de
produtos que as pessoas planejam comprar na Black Friday, com 44% das intenções
de compra, à frente de calçados e roupas femininas. No total, 57% dos
entrevistados afirmaram que planejam comprar um smartphone nos seis meses
posteriores à pesquisa - o que abrange as celebrações de Natal e Ano-novo.
"A Black Friday no
Brasil não é só um dia para o segmento de smartphones, é um mês", diz o
analista de pesquisas da IDC Brasil, Diego Silva. "Os varejistas e os
fabricantes estão com expectativa excelente para esse período."
Prova disso, segundo o
analista, é a quantidade de promoções de smartphones que varejistas têm
divulgado desde o primeiro dia de novembro. Com as ações, eles tentam
impulsionar as vendas da categoria, que sofreu com a queda nas vendas por cinco
trimestres consecutivos. "As fabricantes estão sentindo que há uma
retomada do crescimento desse mercado", diz Silva. As fortes vendas
previstas para Black Friday e Natal devem ajudar o segmento de smartphones a
fechar 2016 com um resultado melhor que o previsto pela IDC, que projeta 14% de
queda em relação a 2015.
Outras apostas - Para
quem já tem um smartphone para chamar de seu, a dica é aproveitar o período de
promoções para comprar um produto que enriqueça a experiência com o
dispositivo. Não é difícil encontrar acessórios inovadores, como relógios
inteligentes e centrais multimídia. Enquanto os primeiros permitem receber
notificações, contar passos e até pedir um táxi direto do pulso, o segundo
facilita a exibição de conteúdo produzido com o celular para a TV, de forma
descomplicada.
E para quem é fã de jogar
games no celular ou na TV, as promoções podem dar uma força para trocar o
videogame antigo por um mais recente ou, ainda, renovar a coleção de jogos para
curtir, sem pressa, a temporada de férias. As informações são do jornal O
Estado de S. Paulo.
Fonte: O Povo