terça-feira, 22 de novembro de 2016

Campanha cearense se inspira em ação que pede doação de presentes para idosos

0
 O Lar Três Irmãs, de Fortaleza, promove campanha de arrecadação de presentes de Natal para 30 idosos que abriga
Um vestido, uma sapatilha preta número 38 e um abraço. Estes são alguns dos pedidos de presentes de Natal de idosos do Lar Três Irmãs. Inspirada em uma campanha feita no Paraná, a fundadora da instituição, Vanda de Almeida, decidiu realizar uma versão para ajudar os 30 idosos amparados na casa. A repercussão foi instantânea e publicação já possui 5,9 mil curtidas e mais de 9 mil compartilhamentos.


O Lar Três Irmãs existe há três anos, idealizado por Vanda de Almeida e suas duas irmãs, mas atualmente toca o projeto com a ajuda de sete funcionários, incluindo a sua filha, Tamires Almeida. “A publicação original perguntava o que eles sonhavam. Tivemos a ideia de fazer o mesmo com o pedido deles de Natal, mas não imaginávamos essa repercussão”, conta Tamires Almeida.


Em poucas horas, a fanpage já tinha recebido muitas visualizações, mensagens de pessoas querendo ajudar, grupos querendo agendar uma visita na casa e pessoas que desejavam entregar presentes. O Lar abriga 19 idosos na sede de Fortaleza e 11 em Caucaia. As visitas são realizadas das 15h às 17h durante todos os dias. Mas, para a visitação de grupos é necessário agendar por telefone.


A mobilização nas redes sociais aconteceu na hora certa. “Foi muito gratificante. Já passamos por muita dificuldade. Acordar sem saber o que iria servir no café da manhã, sem saber se tinha fralda para usar. É bom saber que conseguimos sensibilizar pessoas”, relata Tamires Almeida. A agenda dos finais de semana até dezembro já está lotada.


Antes, Vanda Almeida pedia doações a todos que conhecia, amigos e pessoas próximas. “As pessoas se afastavam, até mudavam de calçada porque já sabiam que eu iria pedir. Fiquei até descrente no ser humano e essa postagem mudou tudo”, comemora.


O objetivo da casa é de dar um final de vida digno aos idosos. E há um motivo especial para o surgimento do Lar Três Irmãs. O pai de Vanda, quando separou-se de sua mãe não voltou mais para casa e nem manteve contato. Depois de um sonho e de muito procurar, Vanda descobriu que ele estava vivendo em situação de abandono. Ela se esforçou para resgatá-lo e o levou para sua casa. Morou e foi cuidado pela família durante 6 anos mas veio a falecer. Mesmo assim, Vanda não quis deixar o sonho morrer e decidiu ajudar outras pessoas.
No início, o Lar funcionava em uma casa no bairro Jacarecanga com três idosos, depois mudou-se para o bairro Rodolfo Teófilo, com um novo espaço em Caucaia. Os idosos vem com encaminhamento de órgãos públicos como o Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Em geral, são idosos que estavam em situação de abandono ou maus tratos.


Apesar da repercussão positiva da campanha nas redes sociais, as idealizadoras, Vanda e Tamires, mãe e filha, garantem que não é um trabalho fácil. “Na hora que eu estava escrevendo na lousa agradeci a Deus porque eles estavam pedindo coisas que estão ao nosso alcance”, relembra Vanda. Ela também agradece o fato de uma postagem tão simples ter alcançado tantas pessoas.


“Nós fazemos isso rotineiramente. Várias vezes já pedi fralda e leite e não tínhamos retorno na página. Mas dessa vez foi providencial”, comemora. Ela também agradece ao restaurante Nevada, que há 1 ano doa 20 litros de sopa por dia. A ação não ajuda somente os idosos da casa, mas também atinge a população, que faz fila todos os dias na tentativa de conseguir um pouco de sopa.


Para quem deseja doar presentes, é possível entrar em contato através do telefone. As visitas em grupos a partir de 10 pessoas devem ser agendadas.


Serviço
Lar Três Irmãs
Rua Gustavo Braga, 140 – Bairro Rodolfo Teófilo
Fanpage | Contato: (85) 3023-3343
Fonte: Tribuna do Ceará 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design