terça-feira, 11 de outubro de 2016

Vaqueiros se manifestam contra a decisão do STF sobre vaquejadas

0
Na última quinta-feira, 6, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a lei do Ceará que regulamentava a vaquejada
Depois da decisão do STF de tornar inconstitucional a lei que regulamentava a vaquejada no Ceará, vaqueiros de vários estados se manifestaram para defender o que classificam como atividade cultural e “esportiva”. No Ceará, nesta terça-feira, 11, às 7 horas, vaqueiros se reuniram no Clube do Vaqueiro, em Fortaleza, e em mais seis cidades do interior contra a proibição das vaquejadas.
Um comboio com de cerca de 80 caminhões de boi partiram, na manhã desta terça-feira, em direção ao viaduto da Base Aérea de Fortaleza, pela BR-116, e depois seguiram ao Anel Viário onde estava outro grupo de vaqueiros montados à cavalo vindos do Parque do Vaqueiro.

Nas cidades de Juazeiro, Brejo Santo, Mauriti, Iguatu, Morada Nova e Jaguaribe, outros grupos de vaqueiros também estão organizando manifestações contra a decisão do STF. Em Tamboril, Catunda e outras cidades da região, os vaqueiros realizarão uma manifestação na localidade de Cruzeta, que interliga os municípios de Tamboril, Nova Russas, Catunda e Monsenhor Tabosa. Vaqueiros dos municípios de Hidrolândia, Santa Quitéria e Boa Viagem também confirmaram participação no protesto.

Segundo Gustavo Bandeira, um dos organizadores das manifestações, o momento reforça a união entre os praticantes e amantes da vaquejada. Os atos estão marcados para ocorrer a partir das 7h30min desta quarta-feira, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Decisão judicial

Na última quinta-feira, 6, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. A prática é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubar o boi ao puxar seu rabo. De acordo com os ministros do STF, a atividade causa sofrimento aos bois e fere os princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.
Fonte: O Povo
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design