sexta-feira, 7 de outubro de 2016

No Ceará, para cada aluno em faculdade pública, há 2 na particular

0
Para cada aluno matriculado em instituições públicas de ensino superior no Ceará, 2,04 estão inscritos em estabelecimentos da rede privada. O dado, que se refere apenas a cursos presenciais, compõe o Censo da Educação Superior 2015, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ontem, em Brasília. De todos os estados do Brasil, conforme o estudo, somente Paraíba, Tocantins e Rondônia têm mais estudantes na rede pública do que na rede privada.

Associa-se à maior parte dos universitários brasileiros estar matriculada em universidades, faculdades e centros educacionais privados o fato de que, de todas as 2.364 instituições de educação superior (IES) do País, 87,5% são particulares e 12,5% são públicas. Apesar da alta oferta na rede particular, houve redução de 6,1% no número de alunos ingressantes no sistema de educação superior em 2015.


O diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, atribui o encolhimento a dois fatores: restrição de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e aumento do desemprego no Brasil. “Como o aluno da (faculdade) particular tem que arcar com a mensalidade, ou ele tem que estar empregado ou tem que ter o financiamento. Não aconteceram as duas coisas”.


Tal como na ocasião da divulgação dos resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, feita na última terça-feira, 4, o Governo Federal aproveitou a apresentação dos números para reforçar a reforma do ensino médio proposta pelo presidente Michel Temer. “A mudança terá um impacto direto nos indicadores do ensino superior”, garantiu o ministro da Educação, Mendonça Filho.


Tendência
De acordo com Sólon Caldas, a rede privada de ensino superior tende a continuar crescendo de forma mais acelerada do que a pública, o que contribui para a democratização do acesso a cursos de graduação. “No passado, o número de IES era muito menor, só uma camada mais privilegiada da sociedade tinha condições de estudar”, lembra.


Felipe Marinho, 19, escolheu cursar Direito numa faculdade particular de Fortaleza mesmo sendo desejo da mãe que ele seguisse a trajetória dela e estudasse em universidade pública. “Eu ouvia relatos de que (na pública) professor não tinha tanto compromisso com os alunos e que a estrutura não tinha tanta qualidade como na particular”, compartilha. Com o passar do primeiro ano acadêmico, segundo ele, a mãe aprovou a escolha.


Para Caldas, a rede pública de ensino superior teve crescimento significativo ao longo dos anos, mas limitado. “Não adianta crescer em número. Tem que crescer num padrão que atenda à demanda numa qualidade aceitável. Tem que dar condições e infraestrutura que, às vezes, não se dá”, analisa.

Números

87,5% das instituições de educação superior do Brasil são particulares

Saiba mais

A Universidade da Integração
Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), localizada no município de Redenção, no Ceará, é a segunda do Brasil com maior número de estudantes estrangeiros, conforme o Censo da Educação

Superior 2015. 
 

As 195 universidades existentes no Brasil equivalem a 8,2% do total de IES (2.364). 
 

Mais mulheres do que homens ingressam, se matriculam e concluem
a universidade.
 

30,4% das matrículas presenciais na rede federal de ensino superior estão no Nordeste.

Universitários estudam mais à noite 62,1% das matrículas de educação superior de graduação são para o período noturno, enquanto 37,9% são para o período diurno.


Direito, administração e pedagogia são os três maiores cursos de graduação em número de matrículas no Brasil. Direito é o maior entre os homens e Pedagogia é o maior entre as mulheres.

A procura por cursos de graduação a distância cresceu 3,9% de 2014 para 2015. A maior parte desses cursos (90,8%) é ofertada pela rede privada, bem como a maioria das matrículas é para licenciaturas (40,5%).

Fonte: O Povo online
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design