Header Ads

JN STUDIO

UFC é eleita a melhor universidade do Norte-Nordeste e a 10ª do Brasil

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é apontada como a melhor do Norte e Nordeste, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). A instituição alcançou a 10ª posição nacional, avançando uma posição em comparação com o ano anterior.
Em 2015, quem ocupava o 10º lugar era a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que em 2016 está em 12º lugar. A UFC é também a 8ª entre as federais, com duas estaduais na sua frente.
Entre as universidades nordestinas, a liderança é da UFC e em seguida vem a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 12º lugar, a Universidade Federal da Bahia em 14º e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 23º.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ficou em 26º, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 36º e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Universidade Federal do Piauí (UFPI) fica em 41º e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 54ª.
No ranking nacional, a UFC só fica atrás da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ranking
O RUF é um levantamento anual do jornal Folha de S. Paulo que mapeia o desempenho de 195 universidades públicas e privadas em cinco dimensões: pesquisa, ensino, inserção no mercado, internacionalização e inovação. Na edição de 2016 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.
A UFC ficou em 15ª em ensino, 12ª em pesquisa e mercado, 13ª em inovação e 8ª em internacionalização, obtendo a nota 90,50.


Ceará
Entre as universidades cearenses, após a UFC vem a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que está em 48º lugar geral e nota 65,49. Depois vem a Universidade de Fortaleza (Unifor), em 61º lugar geral.
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está na posição 137 e a Universidade Regional do Cariri (Urca) vem logo em seguida, na posição 138. Já a Universidade de Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab) está em 174º lugar, enquanto a Universidade Federal do Cariri (UFCA) está em 182º lugar.
Veja abaixo o ranking das 15 melhores universidades do País:
1 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
2 – Universidade Federal de São Paulo (USP)
3 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
4 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
5 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6 – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
7 – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
8 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
9 – Universidade de Brasília (UnB)
10 – Universidade Federal do Ceará (UFC)
11 – Universidade Federal São Carlos (UFSCAR)
12 – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
13 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
14 – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
15 – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Ranking cearense:

Tecnologia do Blogger.