Header Ads

JN STUDIO

Saiba como pagar suas contas mesmo com a greve dos bancos

Há uma série de alternativas para aqueles que precisam quitar suas dívidas antes do vencimento, durante a greve
A greve dos bancários por tempo indeterminado, iniciada nesta terça-feira (6) em todo o Brasil, força os consumidores a procurarem novas maneiras para pagar seus débitos. Apesar de ter sido avisada com antecedência, a paralisação não isenta os consumidores de pagarem suas dívidas.

Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico pode recorrer às agências lotéricas e até a lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Mas o consumidor que precisá sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato com o banco no qual possui conta e solicitar uma alternativa.

Com essa pendência, os correntista têm à disposição uma série de canais alternativos para a realização de transações financeiras.
Caixas eletrônicos, banco na internet, aplicativo do banco no celular (mobile banking), telefone de serviço do banco (bankfone) e estabelecimentos comerciais credenciados (casas lotéricas, agências dos Correios e redes de supermercados). Os pagamentos também podem ser feitos por meio de cheque, cartão e Débito Direto Autorizado (DDA).

A orientação do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) é que os consumidores procurem as empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de pagamento.

O consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido.

Se a empresa der ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, o cliente poderá ter de pagar multa e encargos. Veja como pagar suas contas em caso de greve dos bancários:

Fonte: Tribuna do Ceará 

Tecnologia do Blogger.