quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Presos mais de 40 policiais acusados de envolvimento na chacina de Curió

0
Tribuna do Ceará apurou que a princípio seriam 43 praças e um oficial, que teria patente de tenente
Mais de 40 policiais tiveram prisões decretados pela Justiça, na última terça-feira (30), denunciados por envolvimento da chacina do Curió. Os denunciados estariam ligados à chacina direta ou indiretamente, por participação direta ou omissão entre outras possibilidades.


Os crimes aconteceram no dia 12 de novembro de 2015, deixando 11 pessoas mortas e sete feridas, nos bairros do Curió e São Miguel, em Fortaleza. Tribuna do Ceará apurou que a princípio seriam 43 praças e um oficial, que teria patente de tenente. A primeira audiência do processo sobre a chacina foi marcada para dia 7 de outubro. Na ocasião, serão ouvidas vítimas sobreviventes.


Os policiais receberam os mandatos de prisão preventiva e se apresentaram, nesta quarta-feira (31), no 5º Batalhão da Polícia Militar, fardados, mas desarmados. No local, cerca de 60 policiais à paisana estiveram para dar apoio. Dentre os policiais que estão sendo detidos, tem uma policial mulher, que será levada para o Batalhão de Choque.


A Polícia Militar através do relações públicas, Coronel Andrade, afirmou que não irá se pronunciar. “Não vamos nos manifestar, iremos apenas cumprir o que foi determinado pela Justiça”, disse o coronel.


Manifestando apoio, a Associação dos Profissionais da Segurança Pública do Ceará (APS) disponibilizará 10 advogados para defender os policiais envolvidos no caso. A Associação também tratará cada caso de forma individual, entrando com a revogação para a liberdade dos presos.


Outro ponto que a APS contesta é que a prisão preventiva aconteceu após quase 1 ano do caso e, segundo a Associação, esse tipo de decisão ocorre de forma quase imediata ao crime. Sobre manifestações de familiares e uma possível paralisação dos profissionais, a APS afirmou não ter conhecimento.


Nota


Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Militar do Estado do Ceará recebeu, da 1ª Vara do Júri, 44 mandados de prisão preventiva de policiais militares suspeitos de envolvimento no episódio das mortes de 11 pessoas na região da Grande Messejana, em Fortaleza, em novembro de 2015. “Os policiais apresentaram-se no 5º Batalhão da Polícia Militar, sede do Comando de Policiamento da Capital (CPC), onde funciona o presídio militar. Eles estão recolhidos à disposição da Justiça”.


Com informações das repórteres Emanuela Braga e Luciana Lemos do Barra Pesada


Curió
0h20min – Antônio Alisson Inácio Cardoso, 17 anos
0h20min – Jardel Lima dos Santos, 17 anos
1h20min – Alef Souza Cavalcante , 17 anos
1h20min – Renayson Girão da Silva, 17 anos
1h54min – Patricio João Pinho Leite, 16 anos
3h33min – Jandson Alexandre de Sousa, 19 anos
3h33min – Francisco Elenildo Pereira Chagas, 41 anos
3h33min – Valmir Ferreira da Conceição, 37 anos
3h57min – Pedro Alcantara Barroso do Nascimento, 18 anos
Messejana
3h57min – Marcelo da Silva Pereira, 17 anos
3h57min – Desconhecido do sexo masculino




Fonte: Tribuna do Ceará
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design