Header Ads

JN STUDIO

Municípios cearenses têm mais eleitores que moradores

Um levantamento feito pela Rede Jangadeiro FM aponta que 35 municípios cearenses possuem menos de 10 mil eleitores cada. Juntos, não chegam a 10% do total de habitantes que tem a capital, que possui pouco mais de 2,6 milhões habitantes.

Esse total representa quase 20% das cidades cearenses. A soma de todos os eleitores dessas cidades é de pouco mais de 238 mil. O total não alcança o número de habitantes de Juazeiro do Norte, por exemplo, que está com mais de 268 mil segundo projeções do IBGE.

O destaque fica com a cidade de Granjeiro, no Cariri, que possui apenas 4.870 eleitores. O número chega a ser maior do que o de moradores do município: 4.459. Granjeiro é a menor zona eleitoral do nosso estado.

Em segundo lugar, está a cidade de Altaneira, também na região do Cariri, com 5.170 eleitores, e Potiretama, no Vale do Jaguaribe, com 5.510 votantes, ocupando a terceira posição.
A coordenadora de eleições do TRE, Edna Sabóia, afirma que a baixa densidade populacional, pode dificultar o trabalho da Justiça Eleitoral, já que dinheiro e pessoal são deslocados para a cidade, que muitas vezes possui eleitores espalhados em diversas localidades. Ainda ressalta que a Justiça Eleitoral procura facilitar o deslocamento do eleitor à sua seção, disponibilizando locais de votação em regiões estratégicas.

O Tribunal Regional Eleitoral disponibiliza a central de atendimento 148, para tirar dúvidas de eleitores em relação à localização de seções eleitorais e atualização de título.
Fonte: Tribuna do Ceará
Tecnologia do Blogger.