terça-feira, 16 de agosto de 2016

Semáforos com formas engraçadas chamam atenção de motoristas

0
Nos cruzamentos de Fortaleza, motoristas são surpreendidos com semáforos com “cabelos ao vento” e até com a aparência de personagem de seriado americano
Seja por liberdade de expressão ou até mesmo como forma de manifestação, as artes urbanas estão cada vez mais perceptíveis em Fortaleza. Na manhã desta terça-feira (16), a capital cearense sofreu intervenções urbanas nos sinais de trânsito.



Um artista desconhecido criou desenhos em sinais de trânsito nas principais vias da cidade. As artes podem ser vistas em cruzamentos bastante movimentados. Dentre eles, o da Avenida Heráclito Graça com João Cordeiro, o da Avenida Domingos Olímpio com Barão de Aratanha e o da Washington Soares com Miguel Dias.



Em alguns deles é possível perceber um semáforo com com a “aparência” do personagem ‘Bart’, do seriado americano Os Simpsons.
Em outro cruzamento, o motorista é surpreendido com um semáforo com “cabelos ao vento”. Mas, apesar da criatividade, ainda não se sabe quem seria o autor dos desenhos e nem exatamente quando eles foram realizados.



No entanto, por meio de nota, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que desenhos, pichações ou adesivos aplicados em placas e instrumentos de sinalização de trânsito podem ter uma consequência séria.



“Esclarecemos que o material colocado irresponsavelmente descaracterizando alguns semáforos da cidade já está sendo recolhido, e as imagens vêm sendo apuradas pelas câmeras de monitoramento do órgão. O caso será tratado no âmbito policial, uma vez que a AMC registrará um Boletim de Ocorrência para que os autores sejam responsabilizados pelo ato. Ressalta-se ainda que todo e qualquer tipo de sinalização é competência exclusiva do órgão de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Casos como esse, além do ônus para o poder público, compromete a vida das pessoas à medida que aumenta os riscos de acidentes”, declarou o órgão. Essa não é a primeira vez que espaços públicos de Fortaleza sofrem intervenções artísticas. Há seis anos, o publicitário Felipe Yarzon utiliza stencil para espalhar frases curiosas nos locais mais inusitados da cidade. O hobby começou quando era redator publicitário, em 2010. Pintou sorrisos acompanhados da frase “Sorria mesmo sem estar sendo filmado” em diversos locais de Fortaleza.



Nascido em Rondônia, Yarzon mora em Fortaleza há 17 anos e considera importante ser constantemente surpreendido na cidade. Com sprays coloridos, stencils feitos de papel, cola e cartazes, ele modifica a aparência de Fortaleza e nos locais por onde passa. Para ele, todo o processo é motivante, desde pensar na ideia, até recortar o papel e aplicar. “As pessoas não costumam olhar para a rua, e essas frases estão lá para fazer esse diálogo”, propõe.
Fonte: Tribuna do Ceará 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design