terça-feira, 9 de agosto de 2016

Professores da rede estadual suspendem greve no Ceará; calendário será definido

0
A votação foi marcada por confronto entre professores contrários à suspensão da greve e a direção do sindicato. Também houve confusão entre estudantes e seguranças. O calendário das escolas será 

Após 107 dias, agreve dos professores da rede estadual de educação foisuspensa nesta terça-feira, 9. A decisão foi tomada durante a manhã, em assembleia com cerca de 2 mil professores, no Ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres. O reajuste de 12,67%, principal reivindicação da categoria, não foi atendido pelo Governo, que propôs uma correção por meio de gratificação (média de até 9,8%).
Segundo Anízio Melo, presidente do Sindicato dos Professores e Servidores de Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), houve resistência dentro da categoria para a suspensão da greve, formalizada no dia 25 de abril. "Não estamos satisfeitos, mas entendendo a pressão da opinião pública e nosso compromisso com a educação, resolvemos suspender exigindo que o Governo cumpra esse mínimo obtido. Não aceitaremos nenhum tipo de retaliação dos professores que ficaram na luta", disse.

Muitos professores que participaram da assembleia não acordaram o fim da greve e relataram ao O POVO fraude na votação. Alguns deles afirmaram que as aulas não serão retomadas, pois o fim da paralisação foi decidido pelo sindicato. O presidente da Apeoc saiu do local sob escoltadevido ao confronto entre professores contrários à suspensão da greve e a direção do sindicato.
"Na minha concepção, os votos a favor da manutenção da greve foram nitidamente maiores. Não houve nenhuma contagem oficial na assembleia", reclamou a professora Márcia Moreira, 43 anos. Estudantes da rede estadual tentaram entrar no Ginásio, mas foram barrados e chegaram a entrar em confronto com seguranças.
Segundo Anízio, os professores continuarão reivindicando o cumprimento dos pontos acordados, como descompressão da carreira e aumento da regência de classe. "No caso dos professores, a recomposição salarial é 5% na remuneração e 5% na regência de classe para os ativos e aposentados. Em média, há um ganho remuneratório que oscila entre 5% e 11%", explica.
Anízio afirma que 80% das escolas já retomaram as aulas, mas o calendário do restante das unidades será definido a partir desta quarta-feira, 10. "O retorno das aulas fica a cargo das escolas. Claro que as ocupadas precisarão de mais tempo", frisa.
Os municípios com o maior número de escolas com professores que aderiram à greve são Sobral, Russas, Horizonte, Maracanaú e Fortaleza.Em Fortaleza, 50% das escolas foram afetados, segundo o secretario da Educação informou anteriormente.
O POVO Online entrou em contato com a Seduc e aguarda retorno.

Fonte: O Povo 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design