quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O que acontece se a maioria dos eleitores de Jati resolver votar no Bode 90?

0
Você já deve ter ouvido falar do Bode 90, candidato à prefeitura de Jati, no sul do estado. O animal foi idealizado na eleição deste ano como forma de protesto contra a chapa da atual prefeita que tenta a reeleição, Maria de Jesus Diniz Nogueira, mais conhecida como Neta (PSD). Ela é a única com registro de candidatura no município. No entanto, o que acontece se a maioria das pessoas resolver votar no animal? Será que ele pode ser eleito? A reportagem é da Rede Jangadeiro FM.
Orleanes Cavalcante, secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), afirma que, apesar de toda a campanha, o Bode 90 não pode ser eleito, pois, além de ser um animal, a sua legenda, o número 90, não foi registrada para a eleição de outubro no município, o que resulta na anulação do voto do eleitor e não conta como voto válido para a única candidata na cidade, Maria de Jesus. A atual prefeita precisa apenas do próprio voto para se reeleger. Não interfere porque, para esse cômputo dos votos válidos não são considerados votos nulos e em brancos. A candidata única será eleita com a quantidade de votos válidos apresentados na urna independentemente de quanto seja esse quantitativo. Não importa a quantidade de votos, desde que haja votos válidos. A não ser que todos sejam nulos, inclusive do próprio candidato nele mesmo”, afirma Orleanes.
Segundo ela, a votação no Bode 90 como forma de protesto não influencia nas eleições, pois são apenas manifestações populares. Mesmo assim o bode, que recebeu o 90 por ser o número do animal no jogo do bicho, continua sua campanha nas ruas de Jati e nas redes sociais com o slogan “quem vota em mim não come capim” e utilizando frases como “na falta de opção, bode é a solução”.

Fonte: Tribuna do Ceará
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design