O atraso em contas e encomendas pelos Correios tem tirado a paciência de
muitos cearenses nos últimos dias. De acordo com o Procon Fortaleza, o número
de denúncias de consumidores contra os Correios aumentou 566% entre o primeiro semestre deste ano e
o primeiro semestre do ano passado.
Com esse problema, o órgão determinou
um prazo de 20 dias úteis para que a empresa regularize as correspondências de
consumidores em atraso ou que sofreram extravio. Caso os Correios não
corresponda com a determinação, o Procon estipulou uma multa de até R$ 11
milhões em caso de descumprimento.
Segundo Guto Loureiro, usuário
frequente do serviço dos Correios, os prazos estabelecidos pela empresa não
agradam os consumidores. “Me sinto insatisfeito e lesado. Porque você paga um
serviço caro, que aumenta anualmente em 50 a 100% do valor, e o pior de tudo é
que dependemos muito deles”, contou Guto à rádio Tribuna
BandNews FM.
Depois de uma reunião entre o Procon e a empresa, os dirigentes da
estatal admitiram o problema de atraso nas entregas. A diretora geral do Procon
Fortaleza, Cláudia Santos, afirmou à Tribuna Bandnews FM que o serviço prestado hoje pela
empresa não atende a demanda do público.
“É um serviço ineficiente. O Sedex,
por exemplo, é um serviço contratado pelo consumidor para receber a encomenda
de forma mais ágil, mas não é o que está acontecendo no momento. E isso tem
causado problemas aos consumidores, e os Correios têm que encontrar uma maneira
de resolver esses problemas neste prazo estipulado”, explicou Cláudia.
De janeiro a julho do ano passado,
pelo menos nove denúncias de consumidores contra os Correios foram registradas.
Este ano, no mesmo período, já são 60 reclamações de consumidores, que
denunciam atrasos e extravios de correspondências.
Fonte: Tribuna do Ceará