terça-feira, 9 de agosto de 2016

Grupo desenvolve fita métrica para pesar cavalos sem uso de balança

0
O grupo de estudos Zooequinos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Cedro, desenvolveu uma fita métrica que permite ao criador de cavalos estimar o peso do animal sem a ajuda da balança. A tecnologia pode ser usada em cavalos das raças Bretão, Percheron e Quarto de Milha.
Coordenador do grupo de estudos e também criador de cavalos, o professor Kael Rocha explica que o projeto é baseado numa fita já existente, própria para a raça Pantaneiro. Desenvolvida no Instituto, a fita ainda está em fase de testes.
Integrantes do grupo Zooequinos pesaram três cavalos utilizando a balança e, em seguida, com a fita métrica, para averiguar as diferenças. Eles constataram diferenças de 5 a 7 quilos entre as duas formas, um número considerado adequado.
Segundo Kael Rocha, a fita é uma alternativa necessária para os criadores, que nem sempre têm acesso a uma balança. “Hoje, para dar um medicamento ao cavalo, você precisa saber o peso. Para dar a ração, você precisa saber o peso. O grande problema é que as balanças são muito caras. Para os proprietários, muitas vezes é inviável”, justifica.
O procedimento não é complicado, basta o produtor medir a circunferência do animal com a fita específica, que é dividida em centímetros correspondentes a um peso. O estudante de Zootecnia Werner Aguiar faz parte do grupo de estudos coordenado por Rocha e ajudou na hora da pesagem. “A margem de erro é bem pequena, como demonstramos na prática. O produtor pode ministrar o medicamento com maior certeza do que está fazendo”, garante. 
Além de Aguiar, cerca de outros 20 alunos participam diretamente do projeto. A dedicação rotineira do grupo foi elogiada pelo professor. “Quem tem o contato direto e faz o manejo dos cavalos é o próprio aluno. Não tem como aprender sobre equinos sem essa prática”.
A fita métrica ainda está em processo de testes. Segundo o professor Kael Rocha, a ideia é adaptar o acessório a outras raças de cavalos. Não há previsão de quando a fita estará disponível para os interessados.

Fonte: Tribuna do Ceará
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design