Header Ads

77,7% dos municípios do Ceará são atendidos por carro-pipa

Com 143 municípios na relação da Operação Carro-Pipa, empreendida pelo Exército Brasileiro, o Ceará tem 77,7% das zonas rurais das cidades com abastecimento hídrico dependendo da chegada desses veículos. Ao todo, 1.665 caminhões são utilizados para distribuir água potável a 970 mil cearenses das áreas afetadas pela seca. A média de investimento mensal é de R$ 21,5 milhões.
  
A operação é desenvolvida por meio de cooperação técnica e financeira entre dois ministérios: Integração Nacional e Defesa. A execução do programa - incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros - é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter). As áreas urbanas são atendidas pelos carros coordenados pela Defesa Civil Estadual. O carro-pipa do Exército atende municípios grandes, como Crato, Sobral, Iguatu e Quixadá, além dos localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Caucaia, Cascavel, Chorozinho e Pacajus.

"A relação dos beneficiados sempre varia e depende do Ministério. Ela pode aumentar ou reduzir muito pelos investimentos realizados pelo governo estadual e federal", avalia o coordenador da Operação Carro-Pipa no Ceará, coronel Claudemir Rangel, da 10ª Região Militar.

(com informações Andarilho da Notícia)
Tecnologia do Blogger.