Pesquisa nacional com brasileiros de todas as regiões do país apontou os
maiores interesses da população.
O aplicativo Whatsapp tornou-se fundamental na
vida do brasileiro. O app lidera o ranking de assuntos mais populares entre os
brasileiros; sendo a primeira opção de uso de aplicativo para comunicação. Dos
quase 7,5 mil entrevistados pela Agência Nova/SB, 73% admitem que o utilizam
todo dia. O motivo é a rapidez na comunicação (33%), a economia na conta do
celular (19%) e facilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo (17%).
Além de serem usuários frequentes do Whatsapp, 79% dos brasileiros recomendam o
uso para amigos e familiares.
“Os
brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e
compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. Hoje
ele faz parte da vida do brasileiro, popularizou-se e integrou as relações
sociais também no trabalho. Além disso, o consumidor do país está mais atento
às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da
Agência Nova/SB e autor do livro ‘Comunicação de interesse público – ideias que
movem pessoas e fazem um mundo melhor’.
Para
essa pesquisa, o índice Popsynergy teve fases qualitativas, com grupos focais,
e depois quantitativas em entrevistas online com pessoas acima de 18 anos,
moradoras das cinco regiões do país, ao longo do ano de 2015. Depois do Whatsapp, em segundo lugar entre os
temas mais populares medidos estão os aplicativos de táxi e depois o Waze.
Em
um ano de crise econômica, o brasileiro também se interessou por assuntos que
estão diretamente relacionados a estratégias de consumo: compras de mês (4º),
pontos/milhas (5º), comércio por dispositivos móveis (6º), comparadores de
preços (8º) e crédito em banco (14º).
Em
parceria com uma equipe de acadêmicos internacionais e o instituto Ilumeo,
criamos uma metodologia de direcionamento de marketing. Estes achados através
de estatísticas conferem um caráter científico, e não mais empírico ou
intuitivo, para a tomada de decisões. Agora
os números demonstram para a gente como pensam os brasileiros e quais são as tendências”,
explica Sérgio Silva, diretor de Planejamento agência.
Metodologia
Na
primeira etapa, entrevistas com 60 grupos focais definiram 18 temas mais
populares entre os brasileiros em 2015, segundo critérios de informação,
importância e impacto. Em seguida, foram feitas entrevistas com quase 7.500
pessoas, acima de 18 anos, distribuídas no Sudeste (45%), Nordeste (20%), Norte
e Centro-Oeste (20%) e Sul (15%).
O
índice popsynergy, criado pela agência nova/sb, mede popularidade de
comportamentos, temas de opinião pública, causas, marcas, instituições,
produtos e negócios. Foram dois anos de trabalho para desenvolver este índice,
reunindo 22 especialistas de universidades do Brasil, Reino Unido, Portugal e
Espanha.
Ranking completo:
1- Whatsapp
2- Aplicativo de táxi
3- Waze
4- Compras de Mês
5- Pontos / milhas
6- Comércio por dispositivos móveis
7- Combate à Homofobia
8- Comparadores de Preços
9- Ciclofaixas
10- Faixas Exclusivas
11- Marcas Próprias
12- Educação Formal
13- Consumo de álcool por menores de idade
14- Crédito em Banco
15- Descriminalização da maconha
16- Ampliação de rodízio de carro
17- Pedágio urbano
18- Economia de água
1- Whatsapp
2- Aplicativo de táxi
3- Waze
4- Compras de Mês
5- Pontos / milhas
6- Comércio por dispositivos móveis
7- Combate à Homofobia
8- Comparadores de Preços
9- Ciclofaixas
10- Faixas Exclusivas
11- Marcas Próprias
12- Educação Formal
13- Consumo de álcool por menores de idade
14- Crédito em Banco
15- Descriminalização da maconha
16- Ampliação de rodízio de carro
17- Pedágio urbano
18- Economia de água
Fonte: Tribuna do Ceará