segunda-feira, 25 de julho de 2016

Hospital cearense comemora o 100º transplante hepático

0
Com uma média de três transplantes por semana, o Hospital São Carlos, em Fortaleza, atingiu o 100º transplante hepático. O hospital é o único particular do Ceará credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização do procedimento.
“Ao encerrarmos esse ciclo de 100 cirurgias, constatamos uma taxa de sucesso de 95,24%, um índice expressivo e bastante positivo, que é reflexo do trabalho realizado pela nossa equipe de colaboradores”, explica o diretor clínico do Hospital São Carlos, Dr. Francisco Monteiro de Castro Júnior.
Atualmente, o hospital estende sua equipe e instalações também a pacientes do SUS, além dos beneficiários dos planos de saúde, com o objetivo de ampliar a sobrevida dos transplantados.
Ceará lidera ranking nacional
De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), relativo a 2015, o Ceará aparece com o maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes do Brasil, ocupando, pelo terceiro ano consecutivo, a liderança no ranking nacional neste tipo de cirurgia. Em 2016, até o mês de junho, foram realizados 90 procedimentos hepáticos no estado.
O primeiro transplante de fígado do Ceará aconteceu no dia 18 de maio de 2002, no Hospital Universitário Walter Cantídio, sob responsabilidade do Dr. Huygens Garcia. “De lá para cá, contabilizamos 1.278 procedimentos. Somos a equipe que mais realiza este tipo de cirurgia no Brasil”, comenta o médico.
“Este indicador se deve ao elevado nível de especialização e excelência das equipes transplantadoras no Ceará”, conclui o Dr. Huygens Garcia.

Fonte: Tribuna do Ceará
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design