sexta-feira, 27 de maio de 2016

Estudantes criam aplicativo para indicar pontos de coletas de lixo em Fortaleza

0
Você sabe onde descartar corretamente pilhas, óleo de cozinha, bateria de celular, entre outros tipos de lixo em Fortaleza? Com o intuito de facilitar a vida dos moradores da capital cearense e ainda cuidar do meio ambiente, dois estudantes desenvolveram um aplicativo que indica os pontos de coleta adequados de resíduos sólidos e utensílios mais próximos.
O app DescarteINFO, criado por dois alunos do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC), é resultado de uma iniciativa para a construção de uma cidade mais limpa e sustentável. Anderson Tavares Vieira, de 23 anos, e Cássia Liliane Alves, de 21 anos, tiveram a ideia em maio de 2015, quando observaram a existência de diversos pontos de coletas, mas com informações espalhadas e desatualizadas em diferentes sites.
“Resolvemos mapear esses pontos e disponibilizar em um só local”, conta Anderson, acrescentando que precisaram visitar e ligar para os pontos listados para validar as informações. Para dar forma à ideia, fecharam parcerias com o programador Felipe Araújo e com a estudante Ticiana Costa, que ajudou no processo de validação dos locais.
Passo a passo
O DescarteINFO mostra ao cidadão os pontos de entrega voluntária e os locais específicos para a reposição de materiais recicláveis. A ferramenta indica onde depositar corretamente materiais como celulares, cartuchos, eletrodomésticos, eletrônicos, embalagens de vidro, embalagens longa vida, entulhos e restos de poda, garrafas PET, lâmpadas, livros, medicamentos, metais, móveis velhos, óleo e gordura residuais, papel, papelão, pilha e bateria, plásticos, roupas, banner de lona, tampinhas de garrafas PET e cartão de plástico.
“Utilizando a localização GPS do usuário, o aplicativo fornece a posição dos locais de coleta de materiais mais próximos para descarte de forma ecológica e mostra a rota até o ponto de descarte”, explica Cássia. Para filtrar por categoria, basta clicar na aba “categorias” (que se localiza abaixo do nome DescarteINFO).
O aplicativo conta com mais de 160 pontos de coleta de resíduos sólidos e utensílios, informações referentes a endereço, telefone e horário de funcionamento dos locais, 21 categorias de diferentes resíduos e utensílios, além de rota para o local de descarte selecionado.
O aplicativo gratuito foi lançado na plataforma Androidem 22 de abril deste ano, e no iOS em 4 de maio. Ao todo, foram feitos mais de 170 downloads. “Ainda não tivemos nenhum retorno financeiro, mas estamos abertos a parceiros, já que o aplicativo possui custo anual e queremos melhorá-lo”, afirma Anderson.
O desejo é disponibilizar mais funções aos usuários, como dicas sobre o descarte correto e avaliação do ponto de coleta feita pelo usuário. “Além disso, pretendemos utilizar a experiência do DescarteINFO para gerar pesquisas e trabalhos acadêmicos”, conclui Cássia. Depois do app, ninguém tem desculpa de jogar lixos em locais irregulares. Basta fazer o download e exercer a sua parte.


Fonte: Tribuna do Ceará      
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design