Header Ads

JN STUDIO

Estudantes criam aplicativo para indicar pontos de coletas de lixo em Fortaleza

Você sabe onde descartar corretamente pilhas, óleo de cozinha, bateria de celular, entre outros tipos de lixo em Fortaleza? Com o intuito de facilitar a vida dos moradores da capital cearense e ainda cuidar do meio ambiente, dois estudantes desenvolveram um aplicativo que indica os pontos de coleta adequados de resíduos sólidos e utensílios mais próximos.
O app DescarteINFO, criado por dois alunos do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC), é resultado de uma iniciativa para a construção de uma cidade mais limpa e sustentável. Anderson Tavares Vieira, de 23 anos, e Cássia Liliane Alves, de 21 anos, tiveram a ideia em maio de 2015, quando observaram a existência de diversos pontos de coletas, mas com informações espalhadas e desatualizadas em diferentes sites.
“Resolvemos mapear esses pontos e disponibilizar em um só local”, conta Anderson, acrescentando que precisaram visitar e ligar para os pontos listados para validar as informações. Para dar forma à ideia, fecharam parcerias com o programador Felipe Araújo e com a estudante Ticiana Costa, que ajudou no processo de validação dos locais.
Passo a passo
O DescarteINFO mostra ao cidadão os pontos de entrega voluntária e os locais específicos para a reposição de materiais recicláveis. A ferramenta indica onde depositar corretamente materiais como celulares, cartuchos, eletrodomésticos, eletrônicos, embalagens de vidro, embalagens longa vida, entulhos e restos de poda, garrafas PET, lâmpadas, livros, medicamentos, metais, móveis velhos, óleo e gordura residuais, papel, papelão, pilha e bateria, plásticos, roupas, banner de lona, tampinhas de garrafas PET e cartão de plástico.
“Utilizando a localização GPS do usuário, o aplicativo fornece a posição dos locais de coleta de materiais mais próximos para descarte de forma ecológica e mostra a rota até o ponto de descarte”, explica Cássia. Para filtrar por categoria, basta clicar na aba “categorias” (que se localiza abaixo do nome DescarteINFO).
O aplicativo conta com mais de 160 pontos de coleta de resíduos sólidos e utensílios, informações referentes a endereço, telefone e horário de funcionamento dos locais, 21 categorias de diferentes resíduos e utensílios, além de rota para o local de descarte selecionado.
O aplicativo gratuito foi lançado na plataforma Androidem 22 de abril deste ano, e no iOS em 4 de maio. Ao todo, foram feitos mais de 170 downloads. “Ainda não tivemos nenhum retorno financeiro, mas estamos abertos a parceiros, já que o aplicativo possui custo anual e queremos melhorá-lo”, afirma Anderson.
O desejo é disponibilizar mais funções aos usuários, como dicas sobre o descarte correto e avaliação do ponto de coleta feita pelo usuário. “Além disso, pretendemos utilizar a experiência do DescarteINFO para gerar pesquisas e trabalhos acadêmicos”, conclui Cássia. Depois do app, ninguém tem desculpa de jogar lixos em locais irregulares. Basta fazer o download e exercer a sua parte.


Fonte: Tribuna do Ceará      
Tecnologia do Blogger.