Header Ads

JN STUDIO

Conta de luz no Ceará terá bandeira verde em junho, diz Coelce

Coelce afirma que segue resolução da Aneel decidida nesta segunda (31).
É o segundo mês seguido sem cobrança de taxa por sistema de bandeira.
Os clientes da Companhia Energética do Ceará (Coelce) continuarão sem a taxa extra de energia no mês de junho, quando a bandeira tarifária seguirá verde, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Junho é o terceiro mês seguido com bandeira verde, após aumento do volume de água em reservatórios nacionais.
O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer em janeiro de 2015. O mecanismo foi criado para permitir a arrecadação imediata de recursos para cobrir gastos extras com o aumento do uso de eletricidade produzida pelas termelétricas.
A energia de termelétricas custa mais caro que a das hidrelétricas porque é produzida pela queima de combustíveis, como óleo e gás natural.
Entre o final de 2012 e o início de 2016, foi preciso aumentar o uso das termelétricas no Brasil por conta da falta de chuvas, que deixou os reservatórios das hidrelétricas nos níveis mais baixos em anos.
Apesar de representar uma aumento imediato nas contas de luz, a cobrança da bandeira é vantajosa para os consumidores. A outra solução para cobrir esse custo extra seria que as distribuidoras pagassem num primeiro momento, mas elas depois teriam que ser compensadas com reajustes maiores nas tarifas, inclusive com cobrança de juros.

Fonte: G1-CE 
Tecnologia do Blogger.