Moradores de Quixeramobim e municípios vizinhos realizam protesto nesta segunda-feira (28), por não funcionamento da unidade de saúde
Moradores de Quixeramobim e municípios vizinhos realizam uma manifestação na tarde desta segunda-feira (28) em protesto ao não funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central. No roteiro um abraço simbólico e os parabéns de aniversário de um ano sem funcionamento da unidade saúde. Inaugurado ainda pelo ex-governador do Estado, Cid Gomes, a proposta inicial era a de que o local começasse a realizar os atendimentos no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o ex-governador, na época da inauguração, a previsão era a de atender 20 municípios da Macroregião, o que corresponde a mais de 600 mil habitantes.
Conforme um dos organizadores do protesto, André Rosado, a intenção é reclamar da demora na utilização da unidade de saúde, que foi ‘inaugurado’ há um ano, mas que não tem feito nenhum atendimento até hoje.
“A partir das 16h de hoje cerca de 200 pessoas irão se concentrar para protestar em frente ao hospital. Vamos cantar parabéns e realizar um abraço simbólico como forma de protesto. Além disso, também iremos reivindicar sobre a não convocação de funcionários que estão aguardando há oito meses e até agora não foram chamados para assumirem os cargos”, afirma André.
Vamos cantar parabéns e realizar um abraço simbólico como forma de protesto (André Rosando, organizador da manifestação)
Ainda segundo o organizador do movimento, o governo alegou falta de recursos para o não funcionamento da unidade. “Nós fomos atrás de respostas e primeiro eles falaram que foi por falta d’água. Mas a gente já constatou que tem três poços profundos e que isso não era o problema. Agora o governo alega que o novo ministro da saúde só iria liberar a receita ano que vem e que o hospital só irá funcionar se tiver receita”, explicou André Rosado.
Em entrevista a Rede Jangadeiro FM, em novembro do ano passado, o então Secretário Estadual de Saúde, Henrique Javi, informou que o hospital aguardava a instalação de equipamentos e a solução da crise hídrica para funcionar normalmente. Resposta
Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, informou que a o Governo do Estado tem trabalhado junto à União para garantir recursos para o pleno funcionamento da unidade. Veja a nota:
“O Governo do Estado tem trabalhado continuamente para colocar em funcionamento o Hospital Regional do Sertão Central. Para tanto, tem feito uma articulação permanente com a União desde
o início da gestão não só para o custeio do Hospital Regional do Sertão Central, mas para angariar mais recursos para a saúde do estado como um todo.
A reivindicação do Estado é que o Ministério garanta 50% do custeio do HRSC e assim iniciar o cronograma de funcionamento. Como resultado desse diálogo constante com o Governo Federal, o Ministério da Saúde garantiu a liberação de R$ 4 milhões para colocar em funcionamento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aracati e Jericoacoara, a partir de janeiro de 2016.
O Governo atua ainda para regularizar o abastecimento de água no município de Quixeramobim. A obra da adutora, que tem 60 km de extensão, é de responsabilidade da Secretaria dos Recursos Hídricos e está 80% concluída. O canal levará água do Açude Pedras Brancas, que abastece Quixadá, e vai beneficiar toda a população do município.
O Estado tem a responsabilidade de apenas colocar em funcionamento um equipamento com todas as garantias de prestar o melhor serviço à população, com custos, equipamentos e profissionais qualificados.”
Fonte: Tribuna do Ceará













