domingo, 26 de julho de 2015

O cearense é dono de quatro tatuzões.

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A paralisação das obras da linha leste do metrô de Fortaleza chamou a atenção para a inusitada compra das tuneladoras, o equipamento de fazer túneis que o Brasil batizou de “tatuzões”. Por R$ 128 milhões, o Governo do Ceará comprou quatro tuneladoras da empresa norte-americana The Robbins Company. Não é usual que o Governo faça a compra. Geralmente, esta é uma responsabilidade dos consórcios responsáveis pela obra.
Duas tuneladoras já chegaram à cidade. O porto do Pecém foi a porta de entrada após uma longa viagem a partir da China. Os equipamentos estão armazenados à espera da montagem e do uso, que pressupõe um conjunto de estruturas de engenharia civil para recebê-los no canteiro de obras. Essas estruturas ainda não existem.
Há no Brasil pelo menos seis tatuzões trabalhando na construção de metrôs subterrâneos. Cinco deles estão em funcionamento em São Paulo. O sexto, no Rio de Janeiro. Ao contrário do Ceará, foram comprados pelos consórcios privados que constroem novos trechos dos metrôs nas duas metrópoles.
As tuneladoras são equipamentos imensos e muito sofisticados. Ao mesmo tempo em que perfuram o solo, instalam o revestimento estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço.
Os que trabalham na linha lilás do metrô de São Paulo pesam 1.500 toneladas. Isso, sem considerar os vários compartimentos ao longo da sua extensão que supera 120 metros: câmara de compressão; motores hidráulicos; parafuso sem fim (que faz a retirada do material escavado); esteira para o transporte do solo; eretor (equipamento que faz a montagem dos anéis de concreto) e o backup (cabine de comando, painéis de controle, transformador de energia, tanque hidráulico, sanitários, refeitório, além de trailers para o movimento de materiais).
A operação do equipamento de São Paulo (fabricado na Alemanha) necessita de 180 pessoas. São 50 profissionais em cada turno, além de 30 operários de apoio. Com a produção diária (24 horas), o equipamento gera 154 metros cúbicos de terra por hora. A remoção desse material exige um caminhão basculante a cada 4 minutos.
O relato serve para apresentar ao distinto contribuinte cearense o equipamento que lhe pertence.

Fonte: Blog do Eliomar.
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