quarta-feira, 25 de março de 2015

Professora da Universidade de Évora - Portugal realiza pesquisa sobre Caatinga no Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha em Taperuaba

0
A professora Dra. Marízia Clara de Menezes Dias Pereira da Universidade de Évora - Portugal esteve em Sobral (CE) no último dia 20 de março realizando estudos sobre a Caatinga na Unidade de Conservação “Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha” no distrito de Taperuaba.

O estudo a ser desenvolvido pela Professora pesquisadora Marízia de Menezes sobre a vegetação nativa Caatinga contribuirá cientificamente para a unidade curricular de "Ambiente e Desenvolvimento em Zonas Tropical” atualmente, lecionada pela docente na Universidade de Évora. Os trabalhos a desenvolver têm como supervisor o Prof. Dr. Petrônio Emanuel Timbó Braga da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, no âmbito do Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade de Évora e a UVA.

Segundo a Professora Marízia de Menezes, que é Doutora em Engenharia Biofísica e professora Auxiliar do Departamento de Planejamento, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, o estudo tem como objetivo, entre outros, efetuar catenas de vegetação, realizar inventários florísticos, recolher informações sobre as diferentes fisionomias, estrutura e composição vegetal da Caatinga, em especial na Região noroeste cearense, onde a partir do elenco florístico e comunidades vegetais identificados nas áreas de estudo, serão posteriormente analisados os aspetos fitogeográficos, fisionômicos e prováveis comunidades clímaces.

Em Taperuaba, na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, com o apoio de um grupo de alunos do Curso de Ciências Biológicas da UVA (Diego Santos, Dalyne Teles e Daniela Bastos), e dos responsáveis pela Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre - Pedra da Andorinha Professor Francisco Ávila (gerente) e a Bióloga Maria Vilma, foram efetuadas duas catenas de vegetação: uma na caatinga arbóreo-arbustiva e outra nos lajedos com vegetação xerófita e coleta de espécimes vegetais para o elenco florístico. Também, a realização de inventários fitossociológicos – método de Braun-Blanquet – na caatinga arbóreo-arbustiva e nos lajedos com vegetação xerófita.







Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design