quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Conselho Local realizou com sucesso encontro junto a Secretária de Saúde, Dr. Mônica Sousa Lima.

0
Na manhã desta quinta-feira (15), o Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social de Taperuaba esteve em reunião, no Espaço Cultural, junto a então Secretária de Saúde, Dr. Mônica Sousa Lima, que esteve acompanhada pelo; Coordenador da Macro I – Atenção Primária, Valcides Rios, por Benedita Neves (Responsável na Secretaria de Saúde pela Mobilização Social), além da Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Francisca Mesquita e o Articulador Social do Conselho Municipal de Saúde, Expedito Vidal. O Conselho Local contou com a presença da sua mesa diretora; Junior Mesquita (Presidente), Claudier Bastos (Vice-Presidente), Francisco Ávila (2° Secretário) e Franzé de Ávila (1° Tesoureiro), bem como da suplente de vereadora e coordenadora do Espaço Cultural, Socorrinha Brasileiro, dentre algumas entidades e organizações sociais de Taperuaba que se fizeram presente.
O encontro teve por finalidade reforçar junto a Dr. Mônica Lima, algumas reivindicações da comunidade no tocante a saúde pública do distrito de Taperuaba, portanto o Conselho Local elencou alguns pontos a serem abordados, citaremos alguns aqui;
Ø  Que seja reformado e ampliado o prédio do CSF (Centro de Saúde da Família de Taperuaba), visando dar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e um melhor atendimento aos usuários do sistema único de saúde (avaliar a possibilidade de elevá-lo a uma Unidade Mista).

Ø  Uma ambulância para atendimento de Urgência (UTI Móvel).


Ø  Posto de atendimento em Vassouras.


Ø  Mais um consultório odontológico (atendimento manhã e noite, enquanto esse consultório não é instalado).

Ø  Retirada da Árvore Paineira do CSF.

Ø  Permanência do Médico Plantonista.

Ø  Que sejam adquiridos novos equipamentos de uso; Armários, ar condicionados, longarinas, ventiladores.

Todos os pontos foram devidamente abordados e esclarecidos pela então Secretária de Saúde, podemos explanar alguns aqui, sobre á UTI móvel, um dos assessores do ex-Deputado Federal, Pe. Zé Linhares entrou em contato informando o envio de quatro milhões de reais á Secretária de Saúde de Sobral (esse advindo por meio de emenda parlamentar), dos quais segundo a Dr. Mônica Lima será usado para adquirir o veiculo em questão, pedido esse outrora feito pelo Conselho Local, sobre o Posto de Saúde de Vassouras, segundo a mesma é uma demanda necessária para a comunidade de Vassouras, será discutido junto á equipe de saúde a instalação da unidade, que na verdade a principio será um anexo do CSF de Taperuaba, portanto em um curto espaço de tempo será uma realidade para aquela comunidade, a reforma e ampliação do CSF de Taperuaba será viável a partir de recursos adquiridos junto ao Ministério da Saúde, pelo sistema conhecido como SICOM, esse que por sua vez lança edital para o provimento de recursos com a finalidade de financiar a reforma ou construção de Unidades Básicas de Saúde em uma parceria com  os municípios, os valores giram em torno de 200 á 400 mil reais, e os municípios arcariam com os valores posteriores, ou seja, em breve estará sendo enviado novamente o projeto para provimento dos recursos. Esses foram alguns dos pontos de discussão.
                 Foi informado também o concurso para ACS (Agentes Comunitários de Saúde), esse que por sua vez deverá está saindo no mês de junho, e o órgão responsável pela aplicação da prova deverá ser a UVA. 








Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design