quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Tecnologia 3G – Entenda o que é, e a compatibilidades com certos aparelhos.

0
          Muitos Taperuabenses nas redes sociais tem se manifestado por conta da falta de sinal em seus respectivos aparelhos, dado a fase de testes da empresa VIVO na implantação da telefonia móvel em Taperuaba, sendo o primeiro distrito do Estado do Ceará a receber o serviço de telefonia móvel, dos 475 distritos contemplados pelo Projeto ‘Alô Sertão’ instituído pelo governador Cid Gomes, para aludir melhor essa questão e explanar um pouco sobre a tecnologia 3G que está por ser implantada colocaremos logo abaixo informações a cerca desta tecnologia, bem como sua compatibilidade para determinados aparelhos, esperamos poder ter contribuído na resposta a algumas duvidadas dos nossos internautas.

 Segue abaixo.
O padrão 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, substituindo o 2G. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT),1 no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000).
            As tecnologias 3G permitem às operadoras da rede oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 megabits por segundo.
Ao contrário das redes definidas pelo padrão IEEE 802.11, as redes 3G permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à Internet em alta velocidade e Vídeo-telefonia. As redes IEEE 802.11 (mais conhecidas como Wi-Fi ou WLAN) são de curto alcance e ampla largura de banda e foram originalmente desenvolvidas para redes de dados, além de não possuírem muita preocupação quanto ao consumo de energia, aspecto fundamental para aparelhos que possuem pouca autonomia energética.
A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.
Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.
Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 1 megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

3G no Brasil
A primeira operadora a oferecer 3G no Brasil foi a Vivo em 2004 com a tecnologia Evolution-Data Optimized ou CDMA 1X-EVDO que atinge velocidades de até 2 Mbps. No entanto, a cobertura ficou limitada a poucas cidades, nas quais muitas possuíam cobertura parcial (algumas regiões de cada município).
No final de 2007, as operadoras Claro e Telemig celular lançaram suas redes 3G UMTS/HSDPA na frequência de 850 MHz, antecipando-se ao leilão realizado em dezembro de 2007. Em dezembro de 2007 foi realizado o leilão das faixas de frequências no Brasil. Dessa forma as três principais operadoras do país Vivo, Claro e TIM conseguiram obter cobertura nacional. A Oi obteve licenças nas regiões I e III, com a compra da BrT (Brasil Telecom), que atuava somente na região II, vai ter cobertura nacional. A Telemig celular e a BRT obtiveram a cobertura em suas respectivas regiões. Nesse mesmo leilão, a operadora CTBC também adquiriu a tecnologia para a sua área de concessão: Triângulo Mineiro e parte dos estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A Sercomtel Celular utilizará a tecnologia 3G na frequência de 850 MHz, nas cidades de Londrina e Tamarana.
                                                                                       Fonte: Wikipédia
As perguntas que se faz são:

  1. Meu celular é compatível com a tecnologia 3G?
Para acessar as redes 3G, os celulares devem navegar nas freqüências 1900 MHz e 2100 MHz. Para clientes das operadoras que estão reutilizando a faixa de frequência do TDMA (Vivo, TIM e Claro) você poderá acessar a redes 3G se seu celular navegar em 850 MHz. Celulares quadriband certamente navegarão em 3G, mas para ter certeza se o seu celular navega nessas freqüências, consulte o manual ou o site do fabricante.
  1. Meu celular não é compatível com o 3G, ele perderá alguma funcionalidade?
Não. Os celulares não-compatíveis com 3G continuarão com as mesmas funcionalidades e poderão acessar a rede com a velocidade que já era utilizada normalmente. Eles só não terão os benefícios oferecidos pelo 3G. fora isso a utilização de todos os serviços continua igual.
                                                                                                    Fonte: Uol.
            Sempre recomendamos que buscasse mais informações, procurar a operadora para tirar suas duvidas pelo site clicando AQUI, tem uma ótima matéria vinculada pelo site Olhar Digital que trata sobre o tema, clique AQUI, esperamos ter ajudado os nossos internautas. 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design