Um dos mais respeitados
jornalistas brasileiros, Luis Carlos Azenha, que possui passagens
importantes pela Globo e Record, inclusive como correspondente internacional,
publicou nesta sexta-feira (24) em seu blog Viomundo, uma matéria em que relata
como funciona a “venda casada” entre a revista Veja e o Jornal Nacional
- (clique AQUI)
O texto traz relatos de Azenha
desde 2006, quando fez sua primeira cobertura de eleição presidencial, cuja
tarefa nas semanas finais da campanha foi a de acompanhar o candidato tucano
Geraldo Alckmin. De volta à redação paulista da emissora, ouvia reclamações de
colegas sobre a cobertura desigual. As reclamações partiam de uma dúzia de
colegas, alguns dos quais continuam na Globo.
De tudo o que viveu naquele 2006,
no entanto, o que mais marcou Luis Carlos Azenha foi a descoberta in loco, não
como observador externo, mas como testemunha ocular, da “venda casada” entre a
revista Veja e o Jornal Nacional. Ela se repetiu em 2010 e já aconteceu em
2014. Hoje, dia do debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves na emissora,
teremos ocasião de ver se a parceria está em pleno vigor. Vamos ver quantos
minutos o JN dedicará à capa da Veja horas antes do debate final que antecede o
segundo turno. Façam suas apostas.
Fonte: Sobral em Revista.