terça-feira, 12 de agosto de 2014

FILHA ILUSTRE DE TAPERUABA, IRMÃ MARINETE, RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃ GUARACIABENSE

0
 No dia  08 de agosto, esteve sendo homenageada na Câmara dos Vereadores de Guaraciaba do Norte, a Irmã Marinete, como reconhecimento ao seu trabalho realizado naquela cidade. Parabéns!
Irmã Marinete Duarte do Nascimento
Nasceu no dia 6 de agosto de 1947, em Taperuaba – Sobral – Ceará. Filha de Lindolfo Alves do Nascimento e Juliana Ferreira do Nascimento (In memoriam). Fez os estudos iniciais com sua Tia Rosalina Ferreira Duarte, na Fazenda São Sebastião onde moravam seus pais, na época, nos anos de 1955 a 1958. Nos anos de 1959 e 1961, foi estudar no distrito de Taperuaba, na escola de Gessy Gomes, onde cursou a 3a série do 1o grau. Nos anos seguintes: 1960 e 1961, cursou a 4a série e o 5o ano - Admissão ao Ginásio no Educandário de N. Sra. do Carmo, de Taperuaba, com o professor João de Deus do Nascimento (de saudosa memória). No ano de 1961, foi convidada por sua tia Irmã Rosália, para ser religiosa das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Como tinha apenas 13 anos, achou melhor pensar mais um pouco. No mesmo ano, Pe. Arnóbio, Diretor da Congregação das M. R. C. J., veio celebrar em Taperuaba, no mês de agosto, mês vocacional, e fez o convite em geral às jovens que estavam na Igreja. Marinete respondeu para ele que sim, que iria no ano seguinte, que seria 1962. No ano de 1962, ingressou na vida religiosa, aos 14 anos de idade, no dia 8 de fevereiro. Foi conduzida pelo seu pai Lindolfo Alves Nascimento. Foi recebida pelo fundador da Congregação das M. R. C. J., Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade, e pela Superiora da comunidade Religiosa Ir. Frota. Acharam-na muita nova, mas iriam apostar na sua vocação. Foi morar na casa do Menino Deus, que fi ca na Praça São João, desde que chegou até o ano de 1963. Lá, cursou: 5a, 6a e 7a séries no Colégio Estadual Professor Arruda.
No ano de 1964, entrou no postulantado das M. R. C. J., no dia 25 de março, na Igreja do Menino Deus, Sobral – Ceará. Em 1965, foi morar no Colégio Coração de Jesus, como formanda e cursando a 8a série do 1o grau, na referida Escola. Lecionou, na época, Religião para a 3a série do 1o grau, na Escolinha dos Oblatos Diocesanos. Nesse mesmo ano, concluiu o 1o grau. No ano de 1966, paralisou seus estudos científi cos, para ingressar na vida religiosa, recebendo o hábito de noviça das M. R. C. J. das mãos de nosso Bispo (de saudosa memória) D. Walfrido Teixeira Vieira, Bispo de Sobral e do Fundador, Mons. Arnóbio (In memoriam), juntamente com as irmãs noviças: Ir. Francisca Neves Nascimento, Ir. Margarida Aguiar (In memoriam), Ir. Edner Vasconcelos (In memoriam), Ir. Antônia Portela, na Igreja do menino Deus à Rua do Menino Deus – Praça São João, às 8h da manhã. Estiveram presentes seus familiares: Pai: Lindolfo Alves Nascimento; Mãe: Juliana Ferreira do Nascimento (In memorian); Irmãos: Elizete Alves Duarte, Suzete Alves Duarte e Antônio Valderi do Nascimento; e seu Avô Antônio Paulino Duarte, que muito contribuiu para a sua formação religiosa. A mestra de noviças da época era a formadora Ir. Rosália Mendes Pereira, e os Formadores: Mons. Arnóbio, Pe. Edson Frota, Pe. Francisco Sadoc e Pe. Jairo Linhares.
No ano de 1967, foi transferida para a cidade de Nova Russas, para trabalhar na escola Patronato Nossa Sra. Auxiliadora, da 1a à 8a séries. Lá, assumiu o Internato, 50 internas de 7 a 25 anos. Lecionou Trabalhos Manuais, Religião até 4a série, Português na 5a e 6a séries, tendo como Diretora a Ir. Vasconcelos. Ali, também cursou a 1a série do 2o grau no Colégio do Estado.
Nos anos de 1968 e 1969, foi transferida para Sobral para o Colégio Coração de Jesus, na Rua da Universidade, nº 49, Bairro Betânia – Sobral. Assumiu a disciplina de Recreio da Escola e foi também professora de Religião e História da 5a e 6a séries. Foi ainda mestra de postulantes. Estudou a 2a e 3a séries do 2o grau, no Colégio Estadual D. José, de Sobral. No ano de 1970, foi transferida para Carnaubal, para assumir pela 1a vez a direção do Educandário Nossa Sra. Auxiliadora. Foi professora de Religião e de Inglês da 5a à 8a séries do 1o grau. Foi, também, nomeada a Superiora da Comunidade Religiosa (1a
vez). Permaneceu lá até o ano de 1975. No ano de 1976 foi transferida para a cidade de Mucambo – CE, onde assumiu a Direção da Casa Religiosa e da escola Patronato Dona Lindóia. Foi professora do Curso Infantil e professora da 4a série no Colégio Estadual José Cláudio Aguiar, pela manhã. À tarde, lecionava Inglês e Religião no Ginásio Municipal Deputado Manuel Rodrigues e, à noite, as mesmas disciplinas na 1a, 2a e 3a séries do 2o grau. No ano de 1977 prestou vestibular na UVA – Universidade Vale do Acaraú, para Estudos Sociais, onde foi aprovada. Iniciou o curso no referido ano, dando continuidade nos anos de 1977, 1978, 1979 e 1980.
No ano de 1980, foi transferida para Coreaú – Ceará, onde continuou seus estudos, concluindo seu curso no dia 29 de dezembro de 1980, na UVA. Em Coreaú, assumiu a Direção da Casa e da Escola Normal N. Sra. da Piedade, no turno da tarde. Pela manhã, lecionava, pelo Estado, na Escola de 1o Grau Vilebaldo Aguiar. No Patronato, dirigiu um projeto Educacional com a LBA, chamado Projeto Casulo. Esse projeto atingia toda a família. Permaneceu
em Coreaú até janeiro de 1983.
Em 20 de janeiro de 1983, foi transferida para Guaraciaba do Norte, com o objetivo de assumir a Direção do Instituto Benjamin Soares e a Coordenação da Casa. Lecionou Inglês e Religião e dedicava a parte da tarde para atendimento aos pais, alunos e professores. Coordenou vários eventos na Escola: Religiosos, Culturais e Científicos. Lá permaneceu até o dia 2 de janeiro de 1995. No ano de 1995, foi transferida para Coreaú novamente, onde permaneceu até o dia 23 de janeiro de 2010. Coordenou a casa, foi Secretária da Paróquia, coordenou os grupos pastorais: Ministros, Pastoral do Batismo, Pastoral do Matrimônio, Grupo de Jovens JUC, Equipe Central da Pastoral do Dízimo; acompanhou os Padres nos trabalhos pastorais das Capelas, Equipe do Terço na Rádio (crianças), Infância Missionária, Acólitos e Catequese.
A partir de janeiro de 2004, deixou a função de secretária da Paróquia, pois foi acometida por uma enfermidade, operou-se e fez um tratamento por três meses. Ficou como Auxiliar de Secretária até essa data. Concluiu seu curso de Pós-graduação - Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, na Área de Conhecimento e Educação, de janeiro de 2002 a janeiro de 2003, em Coreaú – Ceará, pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Hoje, reside em sua terra natal Taperuaba – Sobral – Ceará, por motivo justo: presta assistência a seu pai, por estar em idade avançada e haver perdido sua esposa, como também por estar ela própria com a saúde mais fragilizada. Na sua terra, os conterrâneos a compreendem melhor. Chegou no dia 24 de janeiro de 2010. Integra a coordenação da Pastoral do Dízimo, presta Assessoria na Formação do Coral Filhos de Maria, na Espiritualidade dos Vicentinos, na Equipe de Liturgia, no Apostolado da Oração, nos Círculos Bíblicos e Leiga Reparadoras. Hoje tem 65 anos de idade e conta com 45 anos de Vida Religiosa a serviço de sua Congregação e da Igreja, de acordo com suas condições físicas.
FONTE: Livro - Paróquia N.S. do Carmo, uma história de missão e fé. Pg. 143






Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design